MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

31/01/2020   31/01/20 18h53 | A+ A- | 732 visualizações

39º Congresso do ANDES-SN começa na terça, 4, em São Paulo

Pauta do encontro abrange autonomia universitária, democracia e defesa da educação


Inicia na terça, 4 de fevereiro, se estendendo até sábado, 8, o 39º Congresso do ANDES-SN. A Sedufsm terá uma delegação de nove professores no evento que acontecerá na cidade de São Paulo (SP), sendo que o grupo de docentes se reuniu ao longo do mês de janeiro para debater o conteúdo do caderno e do anexo ao caderno de textos.

O Congresso do ANDES-SN, instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, terá como tema central desta edição: “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) sedia o encontro.

Durante os cinco dias estão previstos debates sobre o atual cenário político, os ataques promovidos pelos governos federal e estaduais à categoria docente, bem como a trabalhadoras e trabalhadores, de uma forma geral. As professoras e os professores presentes terão a tarefa de avaliar a conjuntura nacional e a internacional, em especial no tocante às lutas da América Latina, e traçar direcionamentos para os enfrentamentos em 2020.

Para a secretária-geral do ANDES-SN, Eblin Farage, o objetivo é preparar as melhores propostas para dialogar com a categoria. “O 39º Congresso vai se realizar em um momento que exige de nossa categoria um passo à frente na mobilização. Temos o desafio de fazer desse congresso um momento de preparar as lutas de 2020, não apenas para resistir aos ataques do governo federal e dos governos estaduais, mas, sobretudo, para avançarmos em nossa luta e na pauta em defesa das instituições públicas de ensino, da carreira docente e dos serviços públicos”, afirmou.

Temas em discussão

Conforme deliberação do 64º Conad, o 39º Congresso terá como pauta os seguintes temas: Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras. Além disso, no Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre a centralidade da luta. Como recomendação, os textos de apoio e de resolução serão oriundos de assembleia de base, da Diretoria Nacional e das diretorias das seções sindicais ou assinados por pelo menos cinco sindicalizados. Não serão aceitos textos de apoio sem texto de resolução, exceto sobre conjuntura.

Michele Schultz Ramos, 1ª vice-presidente da Adusp – S.Sind. e membro da comissão organizadora do 39º Congresso, destacou alguns dos principais tópicos que serão debatidos, principalmente em relação à liberdade de ensino e garantia de direitos fundamentais. “Os principais pontos que serão debatidos dizem muito a respeito da manutenção das universidades públicas, gratuitas e de qualidade. Se considerarmos as políticas instituídas recentemente, a defesa irrestrita das universidades será o ponto comum nas várias discussões que teremos durantes o congresso.

Combate ao obscurantismo

Um outro ponto que vai permear os debates será o combate ao obscurantismo, primando pela produção do conhecimento, pela liberdade de cátedra, liberdade de ensinar e aprender. A garantia de direitos fundamentais e a construção de uma unidade de luta também são pontos importantes que vamos buscar nesse congresso”, ressaltou.

Ainda segundo Michele, a realização de um congresso do ANDES-SN em São Paulo, nesse momento político, será muito emblemático. “São Paulo sempre foi palco de grandes manifestações. A própria USP é um local de resistência, principalmente quando se pensa no contexto de redemocratização do país, de enfrentamento à ditadura. Acreditamos que será um momento bastante importante pelo volume de coisas que acontecem aqui. Para a Adusp, será um desafio, pois estamos construindo um evento para que as pessoas se sintam acolhidas”, salientou.

Período de eleições

Além dos debates e encaminhamentos para o próximo período do Sindicato Nacional, durante o 39º Congresso serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Sindicato Nacional - biênio 2020-2022. As eleições do ANDES-SN ocorrerão em maio.

Confira, abaixo, materiais de divulgação do evento.

CADERNO DE TEXTOS 39º CONGRESSO do ANDES-Sindicato Nacional

- Circ532/19 - Anexo ao Caderno de Textos do 39º CONGRESSO

- 019/2020 - Uso de crachá durante o 39º CONGRESSO

Circ537/19 - Espaço de Convivência Infantil

    - Anexo 1 

    - Anexo 2 

    - Anexo 3 

Circ515/19 - Encaminha o Caderno de Textos do 39º Congresso do ANDES-SN

Circ521/19 - Sugestões de seguro viagem para o 39º Congresso do ANDES-SN

 Circ514/19 - Procedimentos de credenciamento para o 39º CONGRESSO

Circ498/19 - Referente a impressão do Caderno e do Anexo ao Caderno de Textos 

Circ497/19 - Número de delegado(a)s para o 39º CONGRESSO

Circ488/19 - Acessibilidade no 39º CONGRESSO do ANDES-SN

Circ487/19 -  Consulta sobre impressão de cartaz do 39º CONGRESSO

Circ486/19 - Solicita informações sobre envio de jornalistas para o 39º CONGRESSO

Circ440-19 - Divulga o Cartaz

Circ426-19 - Convida para Apresentações Artísticas

Circ409-19 - Informa Local e Opções de Hospedagem

Circ408-19 - Informa a Comissão Organizadora

Circ394-19 - Convocatória

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet