ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

06/02/2020   06/02/20 16h41 | A+ A- | 616 visualizações

39º Congresso do ANDES-SN lança publicações sobre Educação e Resistências

Edição 65 da revista ‘Universidade e Sociedade’ foi apresentada na plenária de abertura do evento


Edição especial da revista sobre 'Educação Superior na América Latina' também foi lançada durante a plenária

Com o tema ‘Mobilização e Resistência contra os ataques às Universidades Públicas, aos Institutos Federais e ao Cefet’, a 65ª edição da revista ‘Universidade e Sociedade’ foi lançada durante a abertura do 39º Congresso do ANDES-SN, na última terça-feira, 4, em São Paulo.

Segundo Rodrigo Medina, 1º vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN e da editoria executiva da revista, o número 65 cumpre a tarefa de pensar a função social das universidades, dos institutos e Cefet.
“O momento histórico que atravessamos hoje torna ainda mais importante refletir sobre o papel da universidade pública na sociedade brasileira. Ou seja, hoje repensar a universidade na quadra histórica em que se aprofundam os ataques sobre ela, no bojo da contrarreforma do Estado, é pensar fundamentos da própria sociedade como um todo”, explica.

Além de artigos sobre o tema central, a publicação também traz outras reflexões, como o texto “Violência estatal e exclusão: os desafios da política de segurança pública no rio de Janeiro”. O artigo de Maciana de Freitas e Souza é uma resenha do livro de Marielle Franco, “UPP – A redução da favela a três letras”, resultado da sua dissertação de mestrado.


Educação na América Latina


Para ampliar e contribuir com o debate sobre a educação pública, gratuita e socialmente referenciada em âmbito internacional, o ANDES-SN elaborou uma edição especial bilíngue da ‘Universidade e Sociedade’ com o tema: Educação Superior na América Latina.

A revista propõe uma reflexão sobre os ataques que se apresentam de forma imediata e o projeto que estrutura tais ofensivas – um projeto do Capital para a educação superior na América Latina.

Segundo Ana Maria Estevão, 3ª vice-presidente do Sindicato Nacional e da editoria executiva da revista, a ‘Universidade e Sociedade’ especial é uma forma de expor os desmontes que a educação superior vem sofrendo em vários países. "O ANDES-SN construiu essa revista especial para mostrar um pouco da realidade da educação superior na América Latina, a partir das imposições dos organismos internacionais e para possibilitar que a categoria identifique que os ataques que nós estamos sofrendo no Brasil fazem parte de um projeto internacional. E, que em alguns países, esse projeto já avançou muito, inclusive com a cobrança de mensalidades, desestruturação da carreira docente e desestruturação do sistema público e gratuito de educação superior. Então, é importante que reconheçamos esse projeto internacional que está sendo imposto na América Latina e que possamos construir formas de resistir para manter o atual sistema público, e melhorá-lo a ponto de se tornar universal", afirma.

Fonte: ANDES-SN

Fotos: ANDES-SN e Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet