Governo coloca os CAp em xeque SVG: calendario Publicada em 18/07/11 18h05m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/07/11 18h39m
SVG: views 357 Visualizações

Docentes no CONAD veem ameaça de desrresponsabilização estatal

Alt da imagem

A reestruturação dos Colégios de Aplicação (CAp), que é a intenção do governo federal, seria, na prática, uma tentativa de desrresponsabilização dessas instituições, que são 17 em todo o país, por parte do aparelho estatal. A constatação é de professores ligados aos CAp em Viçosa (UFV) e no Rio de Janeiro (UFRJ), e que fizeram essa denúncia durante o 56º CONAD, em Maringá (PR), evento que encerrou neste domingo (17). O grande temor é que venha a se concretizar uma iniciativa do governo a partir de um documento que vazou do Ministério da Educação. Nessa proposta de minuta, se explicitava a intenção de ceder os Colégios de Aplicação a estados e municípios.

Para a diretora da seção sindical docente em Viçosa (ASPUV), Márcia Fontes Almeida, que também ministra aulas no CAp da UFV, esses colégios precisam ser valorizados, pois cumprem uma função essencial, que é a formação de professores. Na avaliação da vice-presidente da ADUFRJ, Cristina Miranda, também oriunda de um CAp, é preciso organizar um seminário para que as questões envolvendo os colégios sejam melhor discutidas.

IFET

Durante o CONAD, mais especificamente, na plenária sobre o plano geral de lutas, foi discutido a problemática acerca da filiação dos professores dos Institutos Federais de Ensino Tecnológico (Ifet). Para a plenária, a sobreposição de base tem gerado conflito com Sindicato Nacional dos Servidores em Educação Básica e Profissional (Sinasefe).

Por isso, os delegados do 56º Conad deliberaram por manter contato sistemático e regular com o Sinasefe, para dirimir dúvidas e estabelecer bases definidoras das relações entre a entidade e o ANDES-SN, buscando um acompanhamento conjunto do processo. Os delegados se mostraram favoráveis a filiação dos professores dos IFETs ao ANDES-SN e deliberaram pela realização, até outubro deste ano, de um seminário com o tema “Sindicalização nos Institutos Federais”.

Texto e foto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias