ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

03/04/2020   03/04/20 15h33 | A+ A- | 348 visualizações

Professor aposentado da UFSM cria blog para divulgar análises econômico-políticas

José Pereira tem escrito textos recorrentes sobre o impacto da pandemia na economia brasileira


Economista também escreve para o Diário de Santa Maria

Após 40 anos lecionando como professor de Economia na UFSM, José Maria Pereira aposentou-se há dois anos e hoje alimenta um blog pessoal com textos sobre a realidade atual brasileira. Quem desejar acessar o blog, pode fazê-lo aqui.

Pereira explica que o blog está dividido em “Análises” (textos curtos semanais) e “Artigos” (textos um pouco maiores, quinzenais), ambos versando sobre temas da conjuntura econômica, política e social. O economista também tem, há pouco mais de um ano, uma coluna impressa no jornal Diário de Santa Maria, cujos textos também estão disponíveis para leitura online na sessão do blog intitulada “Artigos anteriores publicados no jornal Diário de Santa Maria”. Crônicas antigas publicadas no mesmo jornal também podem ser lidas clicando na capa do livro digital “Sempre às quartas-feiras”.

“Como parei de dar aula, achei que poderia continuar expondo meu pensamento como economista através do blog. Já tenho há algum tempo, mas só agora resolvi divulgar no facebook. O blog permite análises mais curtas que o artigo, facilitando a leitura pelo celular. A resposta tem sido acima do esperado”, diz Pereira.

No último dia 16, por exemplo, ele divulgou um texto intitulado “Impacto do coronavírus sobre a economia”, no qual comenta um pouco sobre os efeitos, que caracterizou como “devastadores”, da pandemia na economia brasileira.

Escreve Pereira que: “Em uma semana, a Bolsa de Valores interrompeu as operações cinco vezes. O mecanismo (circuit breacker) é disparado a queda do pregão supera os 10%, impondo perdas muito pesadas aos investidores. Depois de mais uma queda de 14% nesta segunda-feira, o IBOVESPA voltou ao nível de fechamento de junho de 2018, acumulando perdas de mais de 30%. No mesmo dia, o dólar comercial, pela primeira vez, rompeu a barreira dos R$ 5,00 e o dólar para viagens era negociado a R$ 5,20. Bolsa em queda e dólar em alta são sinais claros de que uma tempestade se aproxima da nossa economia”.

Já em 23 de março, o texto intitulado “Quem paga a conta do coronavírus?” denunciava a disparidade existente entre a parca ajuda dada aos trabalhadores e as gordas fatias de recurso destinadas aos salvamento de bancos e empresas.

“O pior de tudo é aproveitar este momento de crise para barganhar com o Congresso a aprovação de reformas econômicas em troca de ‘compensações’ aos trabalhadores, como vem fazendo o ministro da economia (Paulo Guedes). Na verdade, as antecipações do adiantamento do 13º salário e a liberação de recursos para incluir mil famílias no programa bolsa-família são antecipações de despesa. O grosso dos recursos está indo para fortalecer os bancos, socorrer as empresas aéreas ou retardar o pagamento de impostos pelas empresas.”

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Arquivo Pessoal

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet