ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

16/04/2020   16/07/20 10h31 | A+ A- | 463 visualizações

Pesquisadores da UFSM desdobram-se em projetos de contenção à pandemia

Recuperação de respiradores, produção de álcool em gel e atividades de cuidado à saúde mental são algumas iniciativas


Desde o início da pandemia de coronavírus, docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação da UFSM têm se mobilizado em projetos que objetivam auxiliar na contenção do contágio em Santa Maria, ampliar a capacidade dos leitos de UTI, munir a população de informações corretas sobre a doença e oferecer opções de atividades a serem realizadas em casa como forma de manter a saúde mental em meio ao isolamento.

Listamos abaixo algumas iniciativas:

Reesterilização de máscaras

Um projeto desenvolvido pelos físico-médicos do HUSM Guilherme Lopes Weiss, Tadeu Baumhardt e Herculis Rolins Torres em parceria com os professores André Schuch, Lúcio Dorneles e Alexandre Schwarzbold pretende reesterilizar e reaproveitar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) através do uso de irradiação germicida ultravioleta (UVGI). O foco é a descontaminação de máscaras faciais N95, usadas no atendimento direto aos pacientes dentro dos hospitais.

A ideia é que o processo seja utilizado em períodos de escassez de equipamentos aos profissionais de saúde – períodos que provavelmente virão tendo em vista as projeções de aceleração nos contágios. “A UVGI demonstrou inativar efetivamente uma ampla gama de patógenos humanos, incluindo o coronavírus e outros vírus respiratórios, em vários modelos de máscaras N95. Os níveis de UVGI necessários para inativar os vírus respiratórios humanos estão bem abaixo do nível de irradiação que afeta adversamente as características de filtração e integridade das máscaras e podem ser administrados com segurança pelos profissionais quando houver salvaguardas apropriadas”, esclarece Schwarzbold.

Ao invés de descartar as máscaras, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) as recolherá e armazenará em ambiente seguro para serem submetidas ao procedimento. Para ler mais sobre este processo, clique aqui.

Recuperação de respiradores

Um projeto desenvolvido por docentes da UFSM em parceria com médicos da cidade visa a recuperar, adaptar e desenvolver novos respiradores para serem disponibilizados a equipes de saúde. De acordo com o professor João Carlos Lima, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, do Centro de Tecnologia, “a ideia do projeto nasceu em uma interação de alguns membros do grupo da computação com dois médicos da cidade. Esta conversa informal foi tomando ares mais conturbados à medida que novos casos foram sendo identificados no Brasil”, comenta Lima. Após as conversas iniciais, foram definidas três frentes de atuação da equipe: recuperação de respiradores, adaptação de respiradores manuais e desenvolvimento de respiradores de baixo custo. Para ler mais sobre o projeto, clique aqui.

Observatório de Dados da COVID-19

O Observatório da COVID-19 é uma iniciativa da UFSM que reúne pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, dentre esses epidemiologistas, administradores, estatísticos, geógrafos e pesquisadores de tecnologia, saúde e ciências humanas. O objetivo do Observatório é produzir informações que instrumentalizem os gestores em suas tomadas de decisão relativas à pandemia. Quem desejar acompanhar o trabalho do Observatório pode clicar aqui.

Produção de álcool em gel

Laboratórios da UFSM realizam mutirões para produção de álcool em gel 70%. A produção foi capitaneada pela Farmácia Escola da UFSM e pela Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico, resultando na entrega de mais de 350 litros à comunidade da universidade.

Saúde mental

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE), vem promovendo uma série de ações destinadas à comunidade e voltadas a atenuar os efeitos do processo de isolamento social. São lives para o público infantil, com práticas de exercícios físicos ou apresentações artísticas e culturais. Além disso, a PRE criou, no site do Centro de Convenções da UFSM, as seções “Cultura Online” e “Curadoria Online”, cujo objetivo é reunir conteúdo cultural e artístico para acesso a qualquer momento do dia. Leia mais aqui.

Captação de recursos

O projeto ‘Ação Fatec/UFSM contra a pandemia de Covid-19’ objetiva arrecadar doações de pessoas físicas e jurídicas para as iniciativas da UFSM e do HUSM no combate ao novo coronavírus. Para saber mais, clique aqui. Como doar:

Banco do Brasil
Agência 1484-2
Conta corrente 43051-X
Fatec UFSM Covid-19
CNPJ da Fatec: 89.252.431/0001-59

Clientes do Banco do Brasil: utilizar Depósito Identificado (no campo identificador “1” adicionar seu CPF ou CNPJ).

Clientes de Outros Bancos: utilizar transferência na modalidade DOC ou TED.

Quem pode doar:
Qualquer pessoa física ou jurídica, entes públicos.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de UFSM

Foto: Rafael Happke/NDI/PRE UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet