Advogados de servidores públicos apresentam notícia-crime contra Bolsonaro SVG: calendario Publicada em 28/04/20 10h04m
SVG: atualizacao Atualizada em 28/04/20 10h05m
SVG: views 816 Visualizações

Denúncia enviada ao STF argumenta sobre descumprimento do isolamento social por parte do Presidente

Alt da imagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) terá que se manifestar sobre uma notícia-crime encaminhada no dia 17 de abril por advogados de diversos estados, integrantes do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (Cnasp) contra o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

A notícia-crime, segundo Rodrigo Torelly, membro do Cnasp e da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN, consiste numa comunicação, que pode ser feita por qualquer cidadão, informando as autoridades competentes a existência de um crime que está sendo praticado. “Por se tratar do presidente da República, a instância judicial competente para o recebimento dessa notícia-crime é o STF, porém, cabe à Procuradoria Geral da República (PGR) a investigação e decisão acerca do início de uma ação penal", explica.

Motivações

Em nota publicada, o Cnasp explica que o motivo da notícia-crime (Petição nº 8791) seria a insistente conduta de Bolsonaro em não cumprir às medidas de isolamento social orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo próprio Ministério da Saúde (MS), bem como o descumprimento dos Decretos nºs 40.550 e 40.583, editados pelo Governador do Distrito Federal (DF), que proíbem aglomerações durante o período da pandemia causada pela Covid-19.

A entidade destaca que o crime cometido pelo presidente está, em tese, definido no artigo 268, do Código Penal Brasileiro, e consiste em "Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Para os advogados, Jair Bolsonaro, como qualquer cidadão comum, deve cumprir as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus do DF e não como vem agindo insistentemente, em visitas a estabelecimentos comerciais, sem o uso de máscara facial, se aproximando de pessoas e as cumprimentando e, ainda, promovendo aglomeração de pessoas em torno de si.

“Tais comportamentos não só potencializam a transmissão a Covid-19, como desestimulam o cumprimento pelos demais cidadãos das medidas de afastamento social estabelecidas pelos decretos em questão", diz a nota.

Tramitação

Caso a petição preencha os requisitos legais será encaminhada à Procuradoria Geral da República, a quem compete verificar se os fatos denunciados constituem crime, dando então início à ação penal correspondente, que nesta hipótese correrá junto ao próprio Supremo Tribunal Federal, em razão do foro privilegiado de que goza o presidente da República.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: EBC

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Setor das Federais do ANDES-SN indica greve para 15 de abril

SVG: calendario 25/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Deliberação ocorrida em Brasília, na última sexta, 22, terá que ser referendada por docentes nas bases do sindicato

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm
Veja todas as notícias