ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

28/04/2020   28/04/20 11h45 | A+ A- | 431 visualizações

‘Reflexões docentes’ debate o ensino a distância

Dois professores já publicaram artigos problematizando o tema


Desde o último dia 22 de abril, a Sedufsm abriu espaço para debater temas, através de artigos, que são publicados na seção “Reflexões docentes” no site da seção sindical. E o primeiro tema abordado, sugerido pela diretoria, foi o Ensino a Distância (EaD). Dois artigos já foram publicados sobre o assunto: o da professora Adriana Moreira da Rocha Veiga, do Centro de Educação, que tem como título “Ideias desconectadas para o enfrentamento de um estranho mundo novo”. E também está disponível para leitura, desde esta segunda, 27, o artigo do professor do Centro de Tecnologia e vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch. O título do artigo é “O fim do EaD e o fortalecimento do docente”.

O tema da pandemia perpassa o artigo da professora Adriana. Em um determinado trecho ela argumenta:

O que estou diplomaticamente tentando pontuar é que, diante do isolamento social requerido pela Pandemia COVID-19, fomos todos levados à prática de um trabalho docente que não é EaD porque não foi planejado e nem está sendo realizado como Educação a Distância; nem é Blended Learning porque o currículo acadêmico não foi planejado pedagogicamente para esse modo de ensinar e aprender. Temos aí uma ‘pedagogia invertida’, pois primeiro estamos na tentativa e, talvez, depois analisemos a consequência criada por entusiastas da EaD. Digo de passagem que esse entusiasmo vem principalmente das Instituições de Educação Superior Privadas que podem assim atingir uma ‘clientela estudantil’ maior para seus cursos.” Confira aqui a íntegra do artigo.

Já em seu artigo, que também cita a pandemia, o professor Luciano Schuch comenta, em determinado trecho:

Por acreditar muito no EaD estava ficando preocupado com as críticas e ataques que esta modalidade de ensino estava sofrendo, neste momento de pandemia, que pode destruir o trabalho de muitos professores e até mesmo dificultar a colocação no mercado dos egressos EaD da UFSM, que em alguns casos formados em cursos com conceito aferido pelo INEP/MEC maior que do mesmo curso presencial.

Não tenho como discutir o uso do EaD para além do ensino superior, pois não tenho experiência em outros níveis de ensino e tão pouco já estudei o assunto. Minha ética profissional não permite ilações e especulações sobre o assunto.

Posso afirmar de maneira peremptória que o EaD nunca irá substituir o ensino presencial, mas negar que o ensino presencial é mediado por tecnologias em rede, é fuga da realidade que nos rodeia. Estas tecnologias já estão dentro da sala de aula independente da vontade do professor.” Confira aqui a íntegra do artigo.

Espaço aberto

A diretoria da Sedufsm ressalta que continua aberto o espaço do “Reflexões docentes” no site da entidade para artigos tematizando o “EaD”. O prazo para esse tema vai até o dia 8 de maio. Aceitam-se sugestões para novos assuntos.

Para esclarecer sobre o envio de artigos:

Em função de que o espaço virtual não tem limites estritos, o tamanho dos artigos também não precisa ser rígido. Todavia, para que os mesmos não fiquem extensos demais, sugere-se que esse tamanho fique entre 50 e 80 linhas, tomando como parâmetro para formatação, textos escritos em formato word, corpo 12. Os artigos, que podem ter caráter mais jornalístico, devem ser enviados para o e-mail – sedufsm@terra.com.br, e, de preferência, acompanhados de uma foto do (da) autor (a).

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet