Trabalhadores da saúde buscam apoio a projeto parlamentar sobre a Covid-19 SVG: calendario Publicada em 29/04/20 13h47m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/20 10h30m
SVG: views 911 Visualizações

PL 2007/20 propõe auxílio a dependentes de profissionais da saúde ou atividades auxiliares no enfrentamento à pandemia

Alt da imagem
Além de enfermeiros, lei poderá beneficiar médicos, farmacêuticos, biólogos, psicólogos, entre outros

A técnica em enfermagem que atua junto ao Hospital Universitário da UFSM, Vera Regina da Rosa, diz que os profissionais da área de saúde estão pedindo apoio a toda a sociedade, para que haja pressão pela aprovação do projeto de lei 2007/2020, de autoria da deputada gaúcha Fernanda Melchionna (Psol), e que conta com o apoio de mais de uma dezena de mulheres parlamentares de diversos partidos, tanto de esquerda como de direita.

O PL 2007/20 prevê a criação de auxílio especial de um salário mínimo a ser pago mensalmente para os dependentes econômicos dos trabalhadores, que venham a falecer em decorrência da exposição ao coronavírus no exercício de suas funções profissionais. Esse benefício valeria, inclusive, para os casos em que os profissionais perderam a vida antes da aprovação do projeto.

Para Vera, que é contratada via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e também é da delegacia regional do Sindiserf (Sindicato dos Servidores e Empregados Federais (Sindiserf/RS), essa proposição é importantíssima para os trabalhadores da saúde em tempos arriscados de combate à pandemia. Quem também se engajou nesta campanha é o apresentador e ator Gregorio Duvier, conhecido por atuar no grupo “Porta dos Fundo”. Através da página “Mais do que palmas”, o artista se engajou na busca de apoio ao PL.

Os beneficiados

O projeto define como profissionais da saúde aqueles que constam na Resolução nº 218, de 06 de março de 1997, do Conselho Nacional de Saúde, sendo eles assistentes sociais, biólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Reconhece como alvos da medida, também, profissionais que trabalhem na área da saúde nos campos da segurança privada e vigilância, limpeza, asseio e conservação, recepção de pessoas e bens, alimentação hospitalar, lavanderia e administração hospitalar. O PL tramita em regime dr urgência na Câmara dos Deputados.

Leia mais aqui sobre o PL 2007/20.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Foto:EBC

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias