ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

04/06/2020   04/06/20 18h28 | A+ A- | 603 visualizações

UFSM divulga relatórios de extensão dos anos 2018 e 2019

Atualmente universidade conta com 1486 ações de extensão realizadas em cinco estados


Relatório traz número de projetos já consagrados como a Polifeira, o Planetário e a Orquestra Sinfônica.

“A extensão, via de regra, é o elo entre universidade e sociedade. Locus em que o conhecimento tanto acadêmico quanto científico entra em diálogo com a comunidade e com o conhecimento popular, buscando minimizar os impactos sociais daqueles que não têm acesso aos direitos mais básicos, como saúde, alimentação e educação; e fortalecendo as iniciativas da cadeia produtiva, das artes e dos movimentos sociais”. É com essa definição que a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM abre a revista “Universidade e Sociedade: protagonismo da Extensão UFSM”, lançada no último dia 1º de junho. Na publicação – disponível para leitura online e também para download – a PRE faz um apanhado dos projetos de extensão realizados no decorrer dos anos de 2018 e 2019.

Nesse sentido, estão publicizados no relatório números referentes a projetos já consagrados perante a comunidade, como a Polifeira e a Feira Ana Primavesi, os cursos pré-universitários Popular Alternativa e Práxis, o Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, o Planetário e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Além desses, também ocupam as páginas da revista “Universidade e Sociedade” informações referentes às iniciativas incubadas ou pós-incubadas, as 26 empresas juniores da universidade, ao Fundo de Incentivo de Extensão (FIEX) e à Jornada Acadêmica Integrada (JAI). Ao todo o relatório tem 110 páginas e pode ser acessado aqui.

Segundo informações da PRE, atualmente a UFSM conta com 1.486 ações de extensão realizadas no interior do Rio Grande do Sul e mais quatro estados, que envolvem mais de 122 mil pessoas e beneficiam mais de 2 milhões de pessoas. Tais projetos estão divididos nos eixos: Comunicação; Cultura e Arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Desafios

Segundo o pró-reitor de extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, apesar dos desafios impostos pelas políticas do governo federal, baseadas em cortes orçamentários, por exemplo, o balanço exposto no relatório mostra que muito foi feito. “A gestão da universidade entende a importância que a extensão tem, quando a nossa UFSM assume o seu compromisso social de universidade pública e trabalha em consonância com as comunidades nas quais está inserida”, avalia Flavi. Além disso, o pró-reitor explica que a atuação da PRE nos últimos dois anos, esteve calcada em pautas que fossem basilares para que os e as extensionistas pudessem realizar seus trabalhos. “Entedemos que a Pró-Reitoria de Extensão não faz extensão, mas que ela deve dar condição para que os extensionistas desenvolvam seus trabalhos. E dar condições implica em fazer a articulação, fomentar extensão e dar segurança para que esse trabalho possa ser feito. Esse foi o foco”.

Por fim, o pró-reitor lembrou ainda dos desafios específicos da extensão no contexto de pandemia do novo Coronavírus. Segundo Flavi, existem na UFSM, no momento, mais de 20 projetos de extensão ligados diretamente ao enfrentamento à Covid-19 e foram alocados mais de R$70 mil para ações com esse foco, valor que pode sofrer complementação futuramente.

Alguns números

Dentre os números divulgados pelo relatório de extensão, alguns deles chamam a atenção e reforçam não apenas a importância de uma universidade que vá além de seus muros, mas também o alcance disso. É o caso do Observatório de Direitos Humanos  (ODH). Implementado pela PRE em 2018, o ODH trabalha com grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social e desde sua fundação atuou e atua em 36 projetos de extensão que contemplam 11 eixos, envolvem 150 pessoas e atingem um público de 5 mil outras pessoas. Um dos espaços consagrados da UFSM não apenas para Santa Maria, mas também para a região, o Planetário também tem números que impressionam. Segundo o relatório divulgado no dia 1º, foram realizadas, entre 2018 e 2019, 800 sessões de cúpula, atingindo mais de 35 mil pessoas. Outro espaço da UFSM a aparecer no relatório é o Centro de Convenções, que aponta a realização de 100 eventos – dentre eles 24 formaturas – que atingiram um público de mais de 80 mil pessoas. As 19 edições do Viva o Campus também estão no balanço da PRE, assim como os 28 concertos realizados pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que somados foram assistidos por mais de 20 mil pessoas.

Texto: Rafael Balbueno com informações de PRE/UFSM
Imagem: Divulgação e arquivo Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet