ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

17/06/2020   15/07/20 12h37 | A+ A- | 439 visualizações

Comerciários contestam novo horário do transporte coletivo

Sindicato quer saber motivo de decreto com ônibus até 21h30 e mercados abertos até 0h


Trabalhadores do comércio de Santa Maria sofrem com pandemia e demissões

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis, está indignadíssimo e já tentando uma audiência com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). Ele diz não entender o motivo de o chefe do Executivo, que em novo decreto que objetiva restringir a circulação de pessoas, como forma de reduzir o contágio pelo coronavírus, ter estabelecido que supermercados podem ficar aberto até 0h (meia-noite), mas o transporte coletivo está autorizado a funcionar somente até 21h30. Reis quer saber os critérios para a decisão e recorda que, em situação anterior, no mês de março, o prefeito restringiu linhas de ônibus na região em que fica o hipermercado Big, obrigando moradores e trabalhadores a terem que vir a pé até o centro da cidade.

Esse é apenas mais um componente nesse quadro atribulado em que estão colocados os trabalhadores do comércio de Santa Maria. A conjuntura não é nada favorável, com a ocorrência de demissões em função da redução nas vendas no período mais recente (a Câmara de Comércio e Indústria, Cacism, fala em 10 mil demissões em três meses). Também a saúde desses trabalhadores preocupa.

Rogério Reis, que tem atendido os trabalhadores no sindicato mais pelo telefone, comenta que, apesar de todo o cuidado que tem sido feito, com o fornecimento de máscaras e álcool gel pelas empresas, já há um número, ainda que pequeno, de trabalhadores atingidos pela Covid19. Mas, claro, esses não estão em atividade, e sim, em isolamento.

O que diz a prefeitura

Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, a informação é de que foi facultado aos supermercados ficarem abertos até a meia-noite, mas não é algo obrigatório. Conforme o Executivo, caso esse tipo de serviço se estenda para além de 21h30 (limite de circulação dos ônibus), as empresas são obrigadas por lei a fornecer transporte aos funcionários.

Confira as principais medidas restritivas da prefeitura municipal, anunciadas na noite desta terça, 16, pelo prefeito Jorge Pozzobom.

– Comércio e estabelecimentos não essenciais poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h.

– Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética poderão funcionar das 8h às 21h.

–  Academias e estúdios de ginásticas, inclusive as sediadas em clubes, poderão funcionar das 6h às 22h.

– Shoppings centers somente poderão funcionar das 12h às 18h, vedada a abertura aos domingos.

– Padarias, açougues, fruteiras, distribuidoras de bebidas e congêneres somente poderão funcionar das 7h às 21h.

– Supermercados poderão funcionar das 7h à 0h (é permitido o ingresso de apenas uma pessoa por família para realização das compras).

– Restaurantes poderão funcionar das 8h às 21h, para consumo local, e seguindo horário do Alvará de Funcionamento para os sistemas de pegue e leve e tele-entrega.

– Fica prorrogada para 1º de julho de 2020 a possibilidade de implementação da Etapa 2 da retomada gradual das atividades de ensino prevista pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, para atividades de Ensino Superior e Pós-Graduação (estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios), Ensino Técnico Subsequente e cursos livres, no Município de Santa Maria.

– Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, assim entendidos ruas, avenidas, calçadas, canteiros, praças, parques e congêneres.

– Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência, seja na parte interna ou externa, das 20h às 8h.

–  O transporte público coletivo urbano deverá operar até as 21h30min, sem prejuízo às demais medidas já dispostas para a atividade e respeitando, como teto de lotação, o número de passageiros sentados e no máximo 10 passageiros em pé.


Texto: Fritz R. Nunes com informações do site de Claudemir Pereira

Imagem: santamaria.rs.gov.br; SM Agora no you tube

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet