ANDES-SN convoca Conad extraordinário online para julho SVG: calendario Publicada em 29/06/20 09h57m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 923 Visualizações

Evento discutirá prorrogação de mandato da diretoria nacional

Alt da imagem

A diretoria do ANDES-SN lançou, na última sexta-feira, 26, convocatória para realização do 8º Conad Extraordinário. Trata-se do Conselho do ANDES-SN, realizado todos os anos de forma presencial, mas que, dada a excepcionalidade aberta pela pandemia, terá de ocorrer de forma online. O encontro virtual será nos dias 30 e 31 de julho de 2020, com tema único: Prorrogação do mandato da diretoria nacional. As contribuições ao Caderno de Textos deverão ser enviadas ao email da secretaria (secretaria@andes.org.br) até o dia 15 de julho e, devido ao curto prazo, não haverá anexo ao Caderno.

Assim como a Sedufsm, que terá de fazer assembleia virtual para decidir sobre o mandato da diretoria da seção sindical, o ANDES-SN também encontrou percalços jurídicos demandaram a convocação do Conad.

Entenda:

- Em 14 de maio, em reunião da Diretoria Nacional, deliberou-se pela prorrogação do mandato da atual diretoria, Gestão 2018-2020, por um período de até 90 dias, podendo ser prorrogado por mais até 90 dias;

- A assessoria jurídica buscou, então, as providências legais para garantir a prorrogação, porém encontrou entraves jurídicos no entendimento da competência para julgar o pedido. A justiça assinalou para a vigência da Lei nº 14.010/2020, que entre outras questões, normatiza e legitima a realização de assembleias virtuais durante a pandemia. Saiba mais aqui;

- Dessa forma, após reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN (Ifes e Iees/Imes), decidiu-se pela realização do Conad extraordinário para debater e referendar a prorrogação do mandato.

Em nota, a diretoria nacional diz que a discussão com a base se faz necessária neste momento. “Tão importante quanto manter o sindicato funcionando é buscar formas de garantir, mesmo em regime de excepcionalidade, o princípio e a prática de um sindicato que se organiza pela base, por isso pensamos em formas de partilhar e dialogar com as seções sindicais do ANDES-SN sobre a condição imposta para esse período. A busca de legitimidade, junto às seções sindicais, se mostra fundamental, na medida em que precisamos do apoio das bases para garantir as ações necessárias para o enfrentamento a esse momento de pandemia e para o funcionamento do Sindicato Nacional”.

Cabe lembrar que, desde o início da pandemia, todos os eventos presenciais do Sindicato Nacional estão suspensos. Também foi suspenso por tempo indeterminado, pela Comissão Eleitoral Central do ANDES-SN em acordo com as chapas inscritas, o processo eleitoral que escolheria, em maio, a diretoria do ANDES-SN para o biênio 2020-2022.

Delegados

Os delegados e as delegadas do 8º Conad Extraordinário deverão ser escolhidos em assembleia geral online ou como a assembleia definir. De acordo com o Estatuto do Sindicato Nacional, é permitido apenas um delegado ou uma delegada por seção sindical. Será garantida a participação de até dois observadores. Nos próximos dias a Sedufsm divulgará mais informações sobre a tiragem de delegado (a) e observadores (as) na base da UFSM.

O credenciamento deverá ser realizado previamente à data do Conad, até 27 de julho. Delegados e observadores receberão uma senha, por email, com orientações para acesso à sala virtual do 8º Conad Extraordinário.

Confira aqui a convocatória e orientações detalhadas.

 

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias