Assembleia prorroga mandato da diretoria e conselheiros da Sedufsm por 90 dias SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/07/20 21h04m
SVG: views 811 Visualizações

Decisão foi tomada na tarde desta quarta, 1º de julho, em plenária realizada pelo ‘Google meet’

Alt da imagem
Assembleia ocorrida nesta quarta teve a participação de mais de 40 docentes


Em uma assembleia inédita, por ser realizada no modo virtual, usando a plataforma ‘Google meet’, docentes filiados à Seção Sindical dos Docentes da UFSM decidiram prorrogar o mandato da diretoria e do conselho de representantes da entidade por 90 dias a partir da data da própria plenária, ou seja, em 1º de julho. Nesse meio tempo, a atual diretoria aguarda os encaminhamentos do 8º Conselho do ANDES-SN (Conad) extraordinário, que ocorre no final de julho (30 e 31 de julho), também via internet. Somente após esse evento, a comissão eleitoral da Sedufsm analisará que medidas serão tomadas em relação ao pleito local.

A proposta aprovada nesta tarde foi a apresentada pela diretoria, e superou por dois votos de diferença (20 a 18) a uma segunda proposta, que atrelava a prorrogação do mandato à elaboração de um calendário das eleições para a Sedufsm pela comissão eleitoral, na forma on-line. Entretanto, houve várias ponderações no sentido de que, para a convocação de um pleito eletrônico, é necessário que ocorra uma alteração estatuária, haja vista que o estatuto do ANDES-SN (artigo 9º) só permite eleição na modalidade presencial. Daí a relevância de se esperar as deliberações que serão tomadas no Conad extraordinário.

A proposta de construção imediata de um calendário partiu do professor Francisco Freitas, ex-presidente da Sedufsm e atualmente aposentado. Já o professor Helio Neis, da comissão eleitoral local, fez uma defesa enfática para que se esperasse a definição do evento do sindicato nacional que ocorre final deste mês, para então se pensar numa agenda de eleições.

Inclusão de pautas

Ainda no início da reunião convocada pela Sedufsm, dois docentes apresentaram propostas de inclusão de pontos de pauta. A primeira inclusão foi sugerida pela professora Nará Quadros, que desejava que fosse debatido um suposto assédio moral durante o 64º Conad do ANDES-SN, em julho do ano passado, em Brasília, bem como alegou ter sido assediada em grupo de whatsapp da Frente Única de Trabalhadores e Trabalhadores de Santa Maria (FUTT). Após alguns esclarecimentos do presidente da Sedufsm e dirigente da assembleia, professor Júlio Quevedo, a proposta de inclusão na pauta foi colocada em apreciação e rejeitada por 40 votos a 3.

A outra proposta de inclusão foi apresentada pelo professor Éverton Picolotto, do departamento de Ciências Sociais. O argumento do docente era sobre a necessidade de se fazer um amplo debate sobre o calendário acadêmico na UFSM e outros temas como a obrigatoriedade de a categoria ter de responder um formulário à gestão da UFSM sobre a questão do trabalho remoto. Na visão de Picolotto, esse é um tema urgente a ser debatido, opinião compartilhada pela maioria dos participantes da assembleia e, por isso, incluído na pauta.

Nova assembleia

Em função do adiantado da hora - a assembleia se estendeu até perto das 18h, após ter iniciado às 14h30- houve um consenso de que o ponto levantado pelo professor Picolotto deveria ser deixado para uma assembleia exclusiva, que inclusive já foi convocada para a próxima semana. A plenária foi marcada para terça-feira, 7 de julho, às 14h30, também pela plataforma virtual.

A primeira assembleia virtual da Sedufsm teve uma participação que oscilou, mas variou entre 40 a 49 pessoas, sendo que deste total, dois participantes eram da assessoria de imprensa e um terceiro era o assessor jurídico, Héverton Padilha. A coordenação da mesa ficou a cargo dos diretores, professores Júlio Quevedo e Maristela Souza, com o apoio do também diretor, professor Gihad Mohamad.

Confira aqui a explicação sobre o balisamento jurídico para a realização de assembleias na forma on-line.

 

Texto e prints de imagens: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias