ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

08/07/2020   10/07/20 15h20 | A+ A- | 382 visualizações

Reunião do Conselho da UFSM que debateria o REDE é cancelada

Secretaria dos Conselhos justifica pela grande demanda enviada pelos Centros, mas DCE critica Reitoria


Reunião do CEPE, presidida pelo reitor Paulo Burmann (e)

A Secretaria dos Conselhos da UFSM encaminhou nesta quarta, 8, aos (às) conselheiros (as) que integram o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), uma mensagem na qual informa o cancelamento da sessão que ocorreria na sexta-feira, dia 10. O principal ponto de pauta da reunião seria a apreciação de uma minuta de resolução para a regulamentação do REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais).

Conforme a mensagem da secretaria (imagem anexada), o cancelamento ocorreu em função de que houve uma grande demanda de sugestões sobre o tema, que necessitam ser compiladas antes de serem encaminhadas à tramitação na pró-reitoria de Graduação e na Procuradoria Jurídica. Antes de ser levada ao plenário do CEPE, a proposta de minuta de resolução ainda precisa ser analisada nas comissões do Conselho. Na correspondência do órgão assessor do Conselho não fica especificada uma nova data para o encontro.

O cancelamento da sessão do CEPE gerou críticas por parte do Diretório Central de Estudantes (DCE). Em um grupo de whatsapp, a coordenação do DCE reclamou do cancelamento a dois dias da data marcada. “Mais uma vez o Reitor potencializa os danos causados por este Regime, ao invés de apresentar soluções”, diz o texto da entidade, que na última reunião do Conselho, em 18 de junho, levou à apreciação a proposta de cancelamento do REDE, que foi rejeitada pela maioria dos conselheiros.

Contatado pela assessoria de imprensa da Sedufsm, Mateus Lazaretti, da coordenação do Diretório Central de Estudantes, afirmou que desde o mês de abril a entidade defende a suspensão do REDE para que a comunidade universitária pudesse ser ouvida. “O grande número de contribuições que agora chega demonstra que há um atraso no processo de ouvir os segmentos”, frisou Lazaretti.

Reitoria

Não conseguimos contato com a reitoria da UFSM antes do fechamento desta matéria. Entretanto, na semana passada, em matéria publicada no dia 3, o vice-reitor, professor Luciano Schuch, havia destacado que o REDE é um instrumento opcional, e que está em constante processo de aprimoramento. No depoimento, Schuch afirmou que “a Administração da UFSM está em constante diálogo com a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd), com a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP), com os coordenadores de cursos, com os diretores de unidades e, agora, com os dados disponíveis, será possível ‘aprimorar o REDE’, bem como buscar soluções para os desafios colocados na ordem do dia”.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Print

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!

Comentários



Luis Borges disse...

Dia 10/07/20 às 10:46

Regime de Exercícios Domiciliares Especiais



Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet