ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

22/07/2020   22/07/20 18h06 | A+ A- | 391 visualizações

Hospital Universitário toma medidas para evitar colapso em UTIs

HUSM suspendeu internação de pacientes eletivos e também a presença de acompanhantes até sexta, 24


Hospital Universitário, UFSM, campus de Camobi

Em que pese a decisão do governo do estado, atendendo recurso da prefeitura de Santa Maria, para manter o município na bandeira laranja (com o comércio aberto) e não na vermelha (mais restritiva), a realidade parece ir de encontro à normalidade proposta pelas autoridades. Nota divulgada nesta quarta, 22, pela assessoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere os hospitais universitários, informa que o Husm de Santa Maria anunciou que está suspendendo a internação de pacientes eletivos (inclusive os oncológicos), e também que está suspensa a presença de acompanhantes dos pacientes internados. A determinação vale até sexta, 24, quando sofrerá uma reavaliação.

A decisão, que foi tomada pela Gerência de Atenção à Saúde, Direção Técnica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), é justificada como uma medida de contenção da propagação da pandemia no ambiente hospitalar, devido ao aumento do número de trabalhadores da saúde com testagem positiva, à superlotação do Setor de Urgência e Emergência, e em função da lista de espera de pacientes graves que aguardam leito em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Segundo os dados do próprio Husm, a UTI Covid, na última semana, teve ocupação de 70% a 100%. No que se refere à suspensão temporária de visitas, o objetivo é de reduzir o risco de contágio em função da aglomeração nas dependências do hospital. As cirurgias de urgências de emergência, no entanto, seguem mantidas.

Novos leitos

Em meio à ameaça de superlotação dos leitos de UTI do Hospital Universitário, a superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria, Elaine Resener (foto abaixo), anunciou que serão oferecidos para habilitação imediata cinco novos leitos para pacientes contaminados com o coronavírus.

Conforme a assessoria de imprensa da Ebserh, esse processo inclui a solicitação para o Gestor Estadual para habilitação dos novos leitos, tratativas com a Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para aumento e aceleração na contratação de profissionais da saúde já selecionados e o incremento na compra de medicamentos e outros insumos necessários.

Desde o início do mês de abril, o Hospital Universitário de Santa Maria conta com 10 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com Covid .

 

Fonte: Ebserh/Husm

Imagem:UFSM

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet