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27/07/2020   28/07/20 09h58 | A+ A- | 432 visualizações

Assembleia docente avalia documento sobre calendário e o REDE

Sugestões foram agregadas a um documento-base que será sistematizado antes de sua divulgação


Plenária virtual ocorrida na tarde desta segunda, 27

Em assembleia ocorrida na tarde desta segunda, 27, que teve a participação, em média, de 30 docentes, foi discutido o conteúdo de uma “carta aberta” com a posição da seção sindical sobre a questão do calendário acadêmico e o ensino remoto através dos Regimes de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Foi apresentado um texto-base, elaborado por uma comissão eleita para esse fim, na plenária virtual ocorrida no dia 7 de julho. Integram essa comissão, pela diretoria da Sedufsm, os professores João Carlos Gilli Martins e Gihad Mohamad, e pela base, as professoras Laura Fonseca e Márcia Morschbacher. Finalizada a Carta, ela será divulgada por diversos meios à categoria docente, aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), bem como à comunidade regional.

No documento apresentado na assembleia desta segunda foram citados alguns pressupostos a serem levados em conta para que seja garantida a qualidade do processo educacional, fundamentada em uma série de dispositivos legais, que primem pela qualidade do trabalho, sem que os (as) trabalhadores (as) sejam submetidos a condições precarizantes, ao mesmo tempo em que seja respeitado o acesso igualitário e universal a todos e todas.

O texto apresentado pela comissão foi debatido e recebeu uma série de contribuições, que agora serão sistematizadas pela comissão já citada, em uma reunião que será marcada brevemente. Após, o conteúdo desse documento, já sistematizado, será reenviado a todos (as) que estiveram na plenária desta segunda para uma conferência. Havendo consenso sobre essa formatação, o documento estará pronto para ser enviado ao Cepe. Em caso de haver divergências, a Sedufsm chamará nova assembleia.

Alguns itens que constam da “carta aberta”

- Que seja garantido aos (às) docentes que não aderiram ao REDE, após o retorno das atividades na UFSM, as 15 semanas necessárias para a reposição presencial de suas atividades de ensino, suspensas em função da pandemia;

- Que o primeiro semestre de 2020 só tenha seu encerramento com a finalização das atividades presenciais, por ora, suspensas devido à pandemia;

- Que não se inicie o segundo semestre de 2020 com atividades curriculares obrigatórias remotas ou a distância;

- Que seja garantido a todos (as) promoções e progressões, considerando para as atividades de ensino, a carga horária mínima de sala de aula estipulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1196);

- Que as atividades práticas e de estágio curricular supervisionado sejam retomadas apenas com o retorno das atividades presenciais;

- Que a UFSM ofereça um terceiro semestre em 2020, formado por atividades não obrigatórias de DCGs e ACGs (eventos online, grupos de leitura, trabalhos em rede, etc.), com a finalidade de manter a interação com os alunos e a comunidade, sem prejuízo no tempo de integralização curricular dos estudantes.

- Que a comunidade universitária seja ouvida permanentemente em fóruns democráticos e ampliados, garantindo a participação, em especial, das entidades representativas dos diferentes segmentos que compõem a instituição;

- Que haja garantias, por parte da Reitoria, de infraestrutura (como equipamentos e internet) de qualidade a todos(as) os(as) docentes que dela necessitarem, barrando a precarização do trabalho.

- Que seja disponibilizado a todos (as) atendimento psicossocial continuado durante este período.
 

(Observação: quanto aos trechos do texto que estão em destaque, com redação em negrito/itálico, é porque ainda serão analisados e sistematizados pela comissão. Após a finalização desse documento, divulgaremos nos meios de comunicação do sindicato e também de fora da seção sindical).


Texto: Fritz R. Nunes

Imagens: Print

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 



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