Conselho Municipal de Saúde posiciona-se contra uso de cloroquina SVG: calendario Publicada em 07/08/20 14h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/08/20 15h26m
SVG: views 667 Visualizações

Documento recomenda ampliação da testagem e fortalecimento da atenção básica em saúde

Alt da imagem

O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria publicizou documento em que se posiciona contrário ao uso de medicamentos que não tenham sua eficácia e segurança comprovadas para tratamento da Covid-19. Outras recomendações feitas pelo órgão dizem respeito ao aumento da testagem, ao fortalecimento das políticas de atenção básica na saúde e à garantia das condições de isolamento às pessoas em situação de vulnerabilidade que forem infectadas pelo novo coronavírus.

A manifestação do Conselho veio após documento protocolado pelo vice-prefeito Sergio Cechin, com apoio da bancada do Partido Progressista na Câmara de Vereadores, em que era sugerido ao prefeito Jorge Pozzobom a utilização de parte da verba destinada ao tratamento da Covid-19 para aquisição dos medicamentos Hidroxicloroquina, Azitromicina e Zinco, além do profilático Ivermetctina.  

O Conselho ressalta que até o momento não existem evidências científicas robustas que indiquem uma terapia farmacológica específica para a Covid-19, e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes infectados. Além disso, ressalta estudos publicados por revistas científicas como a The New England Journal of Medicine, JAMA, The BMJ 1 e The BMJ 2, que têm demonstrado a incidência de complicações cardíacas em decorrência do uso de cloroquina e hidroxicloroquina.

Devido aos riscos que envolvem a utilização de tais medicamentos, faz-se necessário que todos os pacientes, antes de se submeterem ao tratamento, façam anamnese, exame físico e exames complementares. Isso, afirma o Conselho, impactaria ainda mais o Sistema Único de Saúde, “principalmente as Unidades Básicas de Saúde e Upas. Muitas das quais não possuem os equipamentos necessários para avaliar se o paciente pode ou não usar a Cloroquina ou a Hidroxicloroquina por causa do efeito colateral relacionado à arritmia cardíaca, por exemplo”, aponta trecho do documento.

No texto, os membros do Conselho Municipal de Saúde ainda dizem que qualquer propaganda a respeito de um remédio supostamente eficiente contra a Covid-19, porém carente de validação científica, acaba por iludir a população e comprometer as medidas sanitárias necessárias para combater a pandemia.

Leia, ao fim da página, o documento na íntegra.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Print

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Recomendação do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias