Governo Bolsonaro acumula quase 700 denúncias de assédio moral contra servidores SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 07/08/20 18h50m
SVG: views 923 Visualizações

Constrangimento, discriminação e ameaças estão entre as situações relatadas por servidores

Alt da imagem

Todos os dias, ao menos um servidor público registra denúncia de assédio moral contra o governo de Jair Bolsonaro. Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), desde que iniciou, este governo já acumulou 680 denúncias de assédio contra servidores, representando uma média de 1,2 denúncia por dia. Os principais relatos dizem respeito a situações de constrangimento, discriminação, ameaças de exoneração e perseguição ideológica, especialmente à esquerda.

Para Heverton Padilha, assessor jurídico da Sedufsm, o que explica esse aumento no número de denúncias contra o governo é o projeto político assumido por Bolsonaro no que se refere ao funcionalismo público. Projeto marcado por “extrema belicosidade, tentando trazer à sociedade a falsa impressão de que as mazelas do país passariam pelo Serviço público”, argumenta o assessor.

Para ele, “tais atitudes desencadeiam inúmeras consequências prejudiciais e nocivas, o que ocasiona graves violações a uma série de direitos e garantias fundamentais dos Servidores, de modo que isso desencadeia em inúmeras agruras sofridas pelos mesmos em seu dia a dia. Certamente tais ações não devem ficar impunes, o que leva as expressivas denúncias por assédio moral ocorridas desde o início do Governo Bolsonaro". 

Exemplos citados por Padilha foram a comparação, feita pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, de servidores públicos federais a parasitas; a declaração do ex-Ministro da Educação, Abraham Weintraub, quanto à plantação de maconha e desenvolvimento de drogas ilícitas nas Universidades; e a disseminação de fake news pelas redes sociais.

Os órgãos que mais acumulam denúncias são o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; os Ministérios da Educação, Saúde e Economia; a Polícia Federal e a CGU. Na lista também estão universidades, a exemplo das universidades federais de Goiás, Mato Grosso e Amazonas. 

Segundo informações da Folha de São Paulo, as denúncias foram feitas pela plataforma Fala.br e também presencialmente na Polícia Federal e no Ministério Público Federal. 

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de Folha de São Paulo e Revista Fórum  

Foto: Wikimedia Commons (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias