Grupo ‘Renova Sedufsm’ divulga posicionamento sobre eleições no sindicato SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/08/20 18h13m
SVG: views 1221 Visualizações

Docentes da oposição discordam de encaminhamentos da diretoria da Sedufsm

Alt da imagem

No dia 12 de agosto, a Sedufsm promoveu assembleia docente online para debater a sucessão de mandato no sindicato. Tendo em vista que as novas eleições para a diretoria da entidade, que deveriam ter ocorrido ainda no mês de maio, foram adiadas em função da pandemia, abriu-se um debate junto à base da categoria sobre a melhor forma de resolver a questão. A assembleia deliberou por prorrogar o mandato da diretoria por 90 dias a partir de 1º de outubro (uma prorrogação anterior já havia sido aprovada), entendendo que não seria viável a realização de pleito no momento. Contudo, antes da votação, um amplo debate apontou divergências e leituras distintas. Uma vez que a diretoria já publicou, aqui, algumas considerações sobre a decisão a assembleia, divulgamos, agora, a nota escrita pelo grupo de oposição à diretoria, denominado ‘Renova Sedufsm’. Leia abaixo.

“É hora de retomar a mobilização para RENOVAR! No dia 12 de agosto ocorreu a assembleia geral da Sedufsm (Seção Sindical dos Docentes da UFSM). Era de se esperar que a discussão principal fosse os efeitos da pandemia na vida dos professores e professoras e da universidade, e a reforma administrativa do governo federal que acaba com os concursos públicos, a estabilidade e ameaça reduzir salários.

Numa assembleia com poucos filiados (24 votantes) a prioridade da atual direção, expressa na proposta apresentada pela Comissão Eleitoral Local, era outra: prorrogar o seu mandato por mais 90 dias e casar a data da eleição da entidade junto à do Andes-SN sob o argumento da falta de segurança para realização do pleito.

Invocando a “democracia operária” são contra a realização de eleições que não sejam presenciais. Nada mais falso, pois diversas entidades - inclusive do seu campo no movimento sindical – realizam eleições pela internet. Mais falso ainda vindo de uma direção ausente na vida da categoria docente seja a respeito de temas como a precarização das condições do trabalho remoto nesta pandemia seja nas lutas em curso contra a política do governo federal. Nesta conjuntura da pandemia, esta direção se furtou a construir canais de diálogo com a categoria, a ouvi-la e a se tornar propositiva nos debates atinentes à vida universitária na UFSM. Quando muito, se contentavam em lançar longuíssimas notas que em nada dialogava com a realidade da universidade e da categoria docente. Em assembleia anterior, defendiam que a SEDUFSM deveria se abster de apresentar qualquer proposta. Dada a urgência de recolocar o sindicato na defesa dos interesses da categoria e na construção de ferramentas para ouvir as demandas e dificuldades docentes, propomos então a realização de eleições virtuais e/ou eleições presenciais com urnas em locais abertos e seguindo todos os protocolos de segurança. A direção do sindicato também se opôs, prendendo-se à defesa da prorrogação de seu mandato.

Insatisfeita com as críticas que realizamos, a direção resolveu atacar aqueles que se opunham à prorrogação do mandato e à falta de iniciativa da entidade. Esta postura truculenta e intransigente enfraquece ainda mais nosso sindicato, afasta ainda mais a categoria da Sedufsm e expressa a sua indisposição em conduzir democraticamente o sindicato diante da divergência e do contraditório.

Nós, do Renova Sedufsm, não seremos coniventes com tais ataques. Não somos contrários à defesa da vida ou negacionistas, argumentos rebaixados usados na assembleia para tentar nos desqualificar. Muito ao contrário, defendemos a realização do bom debate público e o encaminhamento das eleições pela internet (como tem sido realizado em consultas para Reitorias e sindicatos docentes, incluindo seções do Andes-SN) ou presencial tomando todos os cuidados com a saúde de todos. Qual o problema em fazer um debate franco sobre eleições? De igual forma, não tentamos “forçar a entrada de um docente não filiado na assembleia” para “arregimentar pessoas para votar na proposta da oposição”, como afirma a nota da diretoria de 18/08, publicada no site da Sedufsm. Nosso colega considerava que ainda estava filiado – posto que não oficializara sua desfiliação mediante envio de Carta de Desfiliação até aquela data, conforme orientação recebida da secretaria do sindicato – e sua entrada foi recusada na sala virtual da assembleia sem que a situação fosse imediatamente esclarecida pela coordenação da assembleia.

É inaceitável usar a entidade e o seu site para atacar e tentar desqualificar colegas da categoria. Toda a força da Sedufsm deve ser usada para atacar o governo federal e sua política. É essa postura que nossa entidade precisa assumir. Para isso, fica cada vez mais explícito que precisamos de outra direção. É urgente colocarmos nosso sindicato no caminho da mobilização!

Em defesa da democracia, da livre opinião e da vida! Em defesa da universidade pública!

Renova Sedufsm - 24/08/2020”.

 

Imagem: Arquivo/Sedufsm

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias