Reunião do CMT aprova pedido de aumento da tarifa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/02/12 20h26m
SVG: views 386 Visualizações

Diretório Central dos Estudantes reclama pedido de vistas negado

Alt da imagem

A reunião do Conselho Municipal de Transporte (CMT) dessa segunda-feira, 20, às 8h e 15min, aprovou o pedido de aumento da tarifa do transporte público em Santa Maria. O aumento foi determinado por votação, na qual 10 conselheiros manifestaram-se a favor do aumento e apenas 2 foram contra. Votaram a favor do aumento os três conselheiros que representam a Prefeitura de Santa Maria, o Setrans/ATU, Sindtaxi, Associação das Empresas Interdistritais, Sitracover, Cacism/Sindilojas/CDL, Sociedade de Contabilidade e a Associação de Proteção e Defesa do Consumidor. Votaram contra o DCE da UFSM e o Sindicato dos Comerciários. Os conselheiros da UFSM, da OAB, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da União santa-mariense de Estudantes não compareceram.

Os estudantes, contudo, reclamam da falta de obediência ao regimento do conselho, baseados na negativa ao pedido de vistas apresentado pelo DCE. Segundo os representantes da entidade, dois pedidos de vistas foram feitos durante a reunião, um pelo DCE e outro pela ATU. O conflito, contudo, estava no período solicitado por cada uma das entidades para estudar a planilha e entregar o relatório. O DCE solicitou que 72h fossem dadas aos estudantes para avaliar os dados do cálculo tarifário e apresentar um novo relatório em outra reunião a ser marcada. A ATU, por sua vez, pediu apenas 10 minutos. Dessa forma, o conselho votou e aprovou o pedido da Associação dos Transportadores Urbanos, não atendendo o pedido dos estudantes. Contudo, segundo José Luiz Zasso, membro do Diretório Central dos Estudantes, a solicitação de mais de um pedido de vistas é aceita pelo regimento, não podendo, assim, o atendimento a um deles eliminar o outro. A entidade afirma que entrará com ação judicial no Ministério Público em razão da ilegalidade na ação do CMT.

Enquanto era realizada a reunião dessa sexta, no SEST/SENAT, estudantes protestavam no centro da cidade contra a proposta de aumento. Outras manifestações estão programadas para essa semana. Na quarta-feira, 22, às 18h, na praça Saldanha Marinho, ocorrerá a Assembleia Popular sobre o transporte público. A previsão é de que no mesmo dia, o prefeito Cézar Schirmer receba o relatório da reunião do CMT, podendo validar definitivamente o aumento. A proposta em pauta é de que a tarifa custe R$ 2,54.

Texto: Rafael Balbueno
Foto: João Victor Moura
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias