CSP-Conlutas contra a volta às aulas em meio à pandemia SVG: calendario Publicada em 10/09/20 11h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/09/20 11h18m
SVG: views 864 Visualizações

Central sindical lança campanha com a divulgação de diversos materiais em favor da preservação da vida

Alt da imagem

A CSP-Conlutas, central à qual o ANDES-SN é filiado, está desenvolvendo uma forte campanha contra a volta às aulas no período da pandemia do novo coronavírus. Um manifesto nacional foi elaborado, assim como ‘cards’ para as redes sociais contra o retorno prematuro. Em São Paulo, a CSP-Conlutas entrou na Justiça contra o retorno escolar durante a pandemia.

O trabalho da central sindical é reforçado por uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), e divulgada na segunda, 7 de setembro.  A pesquisa revelou que 72% da população são contra a volta às aulas presenciais, sem antes ter a vacina de combate à Covid-19. O levantamento foi feito com cerca de 2.500 pessoas, com mais de 18 anos das classes A, B e C, entre os 21 e 31 de agosto, pela internet.

A pesquisa aponta, ainda, a insatisfação e preocupação legítima dos brasileiros. Esse receio pela volta às aulas em meio à pandemia é respaldado por estudos que confirmam um potencial de contaminação pelos mais jovens que, com o retorno às aulas, deixarão o isolamento social. Pesquisa da Escola Médica da Universidade Harvard (EUA) também reforçou o potencial de disseminação do novo coronavírus pelas crianças, que podem ser mais contagiosas do que os adultos.

 Retorno aumenta contágio

A volta às aulas é realidade no estado do Amazonas desde o dia 10 de agosto, com forte denúncia da comunidade escolar contra esse retorno. Em Manaus (AM), os professores chegaram a ocupar a Secretaria de Educação por 30 horas, e nesta semana se reúnem com integrantes da pasta, com a exigência do fechamento das escolas, após o alto índice de contaminação entre professores e alunos desde a retomada do funcionamento das escolas.

Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, os governos estão promovendo uma retomada gradativa da comunidade acadêmica, convocando professores e o corpo diretivo ainda em setembro, para o reforço de alunos, com retorno do calendário escolar previsto para outubro. Os estados do Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco e Pará também já têm datas marcadas para a volta às aulas para o próximo mês.

“Vamos fortalecer ainda mais essa campanha, com a exigência de fechamento das escolas durante a pandemia. O ano letivo recuperamos, mas vidas perdidas não temos como reverter”, reforça a integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Joaninha Oliveira.

Acesse os cards da campanha, inclusive, o manifesto da CSP-Conlutas contra o retorno escolar.

Fonte e imagens: CSP-Conlutas

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias