Dica cultural: historiador indica filme ‘Anahy de las misiones' SVG: calendario Publicada em 18/09/20 11h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/09/20 11h28m
SVG: views 2929 Visualizações

Professor José Iran recomenda obra que destaca a força de uma mulher durante a Guerra dos Farrapos

Alt da imagem

Sextou na quarentena! E nesta sexta, 18 de setembro, a dois dias de o estado do Rio Grande do Sul comemorar a Revolução Farroupilha, a dica cultural vem bem a calhar com a data de 20 de setembro. O professor José Iran Ribeiro, do departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM, graduado, mestre e doutor em História, recomenda o clássico filme “Anahy de las missiones”, que conta a saga pela sobrevivência de uma mulher e sua família em meio à Guerra dos Farrapos. Para muitos (as) que gostam de glamurizar o conflito entre os gaúchos e o império central, no século XIX, vale assistir a obra dirigida pelo saudoso porto-alegrense, Sérgio Silva. Boa leitura!

Anahy de las Misiones

O filme “Anahy de las Misiones” (1997) é um filme brasileiro de ficção histórica. Trata de uma família, liderada por uma mulher, Anahy, que vive na companhia de seus quatro filhos, gerados com pais diferentes, durante o contexto da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Obtém seu sustento saqueando os mortos encontrados nos campos de batalha e vendendo o que encontram a quem tiver interesse. É um drama emocionante, bastante verossímil das condições de vida durante aqueles anos em que parte do Rio Grande do Sul – os farroupilhas – revoltou-se contra a autoridade do Império do Brasil.

A família vive entremeio à guerra, aproveitando as possibilidades resultantes das mortes nos embates e sofrendo suas agruras, puxando uma carreta carregada com os trastes obtidos, pois a junta de bois fora requisitada por comandantes militares. Anahy conta especialmente com seu filho mais velho, Solano, manco de uma das pernas e por isso livre do recrutamento militar, para o cuidado e criação dos demais filhos. A preocupação maior é com a filha ainda moça, Luna, que se esconde em ataduras para simular alguma doença de pele e, assim, evitar possíveis tentativas de abuso. A guerra leva seus outros filhos, um deles empolgado com a causa farrapa, as aventuras imaginadas, as valentias por demonstrar; outro assassinado covardemente.

Anahy é uma mulher muito forte, a vida de “china” – mulher pobre, fruto da miscigenação mais ou menos forçada entre brancos colonizadores e as populações indígenas – não lhe ofereceu alternativa. O filme foi premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior. Parte foi gravado nas cidades de Cambará do Sul, de Caçapava do Sul e as chamadas guaritas, “ou guritas”, emprestam ainda mais vivacidade ao enredo. Difícil apontar qual é o personagem mais marcante.

O ator Marcos Palmeira já registrou que guarda seu personagem Solano com carinho especial. Também fazem parte do elenco Araci Esteves, Paulo José, Matheus Nachtergaele, Dira Paes. É uma obra que permite visualizar, com bastante fidedignidade histórica, a condição da mulher e os arranjos familiares no passado gaúcho. Algo muito distante dos modelos e das prescrições moralizantes idealizados por grupos políticos e versões religiosas conservadores atualmente influentes. O filme pode ser encontrado com alguma facilidade em na internet, como no you tube. Vale muito assistir! Não ‘é cisco na vastidão do pampa’.”

José Iran Ribeiro

Professor Associado do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM

Mestre e doutor em História


Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Mercado livre e arquivo pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria

Cantora Dida Larruscain busca apoio para lançar seu primeiro EP autoral

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Cultura
Artista, formada na UFSM e que hoje também é professora de música, já foi destaque no The Voice Brasil

Cultura na Sedufsm traz Pedro Munhoz ao campus de Santa Maria

SVG: calendario 12/03/2024
SVG: tag Cultura
Apresentação do músico, poeta e trovador, acontece na segunda, 18 de março, 17h30, no Auditório Flavio Schneider (CCR)
Veja todas as notícias