Funcionalismo público terá agenda de luta contra reforma administrativa SVG: calendario Publicada em 18/09/20 18h10m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 731 Visualizações

30 de setembro será Dia Nacional de Luta contra a reforma e em defesa dos serviços públicos

Alt da imagem

No último sábado, 12, ao menos 50 servidores, de cerca de 20 entidades e sindicatos do funcionalismo público, reuniram-se para discutir os ataques previstos na Reforma Administrativa de Paulo Guedes, além de articular as ações de mobilização nas bases e na sociedade para enfrentar mais esta dura ofensiva do governo de Bolsonaro e Mourão.

A partir das discussões feitas na reunião elaborou-se um calendário de lutas e o planejamento de uma ampla campanha de comunicação para informar a população sobre o desastre previsto nesta reforma, além de chamar os servidores à mobilização para defender direitos e os serviços públicos.

Para este enfrentamento, plenárias estaduais já estão agendadas, com a participação de trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo das três esferas – municipais, estaduais e federais -, bem como de estatais e movimentos sociais. São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina são estados em que já estão marcadas plenárias. No Rio Grande do Sul, a plenária do funcionalismo ocorre na próxima segunda, 21, com participação da Sedufsm e da CSP-Conlutas. Em tais plenárias será discutida a organização do dia 30 de setembro, data de luta contra a reforma e em defesa dos serviços públicos.

Comitês de mobilização

A articulação nacional e unificada mostrará os ataques aos serviços públicos e aos trabalhadores da categoria, buscando desconstruir os argumentos falsos do governo que tenta viabilizar a privatização do setor e retirar direitos.

Comitês contra a reforma administrativa serão criados para fortalecer o trabalho de base de mobilização. Este também será um espaço para construir a organização da greve unificada dos servidores públicos das três esferas do funcionalismo.

Em breve, a CSP-Conlutas divulgará material de comunicação da Campanha contra a Reforma Administrativa, que poderá ser amplamente divulgado entre as regionais e estaduais da Central bem como pelas entidades e por movimentos sociais que apoiam a iniciativa em defesa dos serviços e dos servidores públicos.

A pandemia demonstrou como é urgente ter garantias de investimento em saúde, educação, assistência social, habitação, transporte público, entre outros setores públicos. Como a Reforma Administrativa vai contra todas essas demandas e segue a lógica do Estado mínimo, é preciso organizar a classe trabalhadora para enfrentar esses ataques, unificando as categorias em defesa do funcionalismo e dos serviços públicos básicos.

 

Fonte e imagem: CSP-Conlutas

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias