Caderno 2 do ANDES-SN passará por atualização SVG: calendario Publicada em 19/07/11 15h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/07/11 15h45m
SVG: views 211 Visualizações

Publicação destaca concepção do sindicato para a universidade brasileira

Alt da imagem

No domingo, 17, ao término de quatro dias de intenso debate sobre diversos temas, entre eles, a atualização dos planos de lutas do Sindicato Nacional, os representantes de 54 seções sindicais do ANDES-SN votaram pela atualização do Caderno 2 (Proposta do ANDES-SN para a universidade brasileira), um documento que reúne a concepção de universidade do Sindicato Nacional.

A votação aconteceu na manhã de domingo (17), quando os delegados se debruçaram sobre as alterações indicadas pelos grupos mistos. A atualização do documento, representa a consolidação de um novo patamar para o Caderno 2, fortalecendo a proposta do Sindicato Nacional para a universidade brasileira.

Ainda no domingo, os docentes aprovaram 18 moções de apoio, solidariedade e também repúdio. Entre as manifestações, os professores declararam apoio aos Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), à luta dos docentes da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e dos bombeiros do estado do Rio de Janeiro, e se solidarizaram com a luta dos professores e estudantes chilenos. Repudiaram, entre outras situações, a ação violenta do governador do Rio de Janeiro à greve dos trabalhadores da educação pública do estado.

Apoio à greve da Fasubra

Os delegados do 56º aprovaram uma moção na qual manifestam seu apoio e solidariedade aos à greve dos trabalhadores técnicos e administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), organizados na Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras – Fasubra Sindical.
Os docentes consideram que as reivindicações da Fasubra – Sindical fazem parte “do processo mais amplo de defesa da universidade e da educação pública, gratuita, de qualidade e laica”.

Os trabalhadores técnico administrativos das Ifes estão em greve desde 6 de junho, após constatar que vinham sendo infrutíferas todas as tentativas de interlocução com o governo buscadas, desde o início do ano, com o Ministério da Educação e com o Ministério do Planejamento.

No mesmo sentido o movimento docente reafirmou, na moção, a disposição de luta no combate às políticas de desmonte da educação, privatização dos hospitais universitários e precarização das condições de trabalho implementadas pelo governo federal.
 

Texto: Renata Maffezoli (ANDES-SN)
Foto: Fritz R. Nunes
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias