De Camobi a T. Neves: carreata denuncia Reforma Administrativa SVG: calendario Publicada em 01/10/20 14h22m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/10/20 14h32m
SVG: views 907 Visualizações

Manifestação integrou Dia Nacional de Luta contra a Reforma

Alt da imagem

Uma carreata percorreu Santa Maria praticamente de ponta a ponta na tarde da última quarta-feira, 30 de setembro. Saindo da Avenida Roraima – campus da UFSM em Camobi -, os carros dirigiram-se até o centro da cidade, de onde, posteriormente, partiram rumo aos bairros Tancredo Neves e Santa Marta.

Assim como em diversas outras cidades pelo país, que também registraram mobilizações na mesma data, o mote da carreata era o repúdio à Reforma Administrativa de Bolsonaro, Mourão e Guedes.

Maristela Souza, diretora da Sedufsm presente à atividade, lembrou que a luta contra a reforma precisa ser abraçada por toda a população, tendo sido esse o intuito principal da manifestação: sensibilizar a comunidade para que fortaleça a luta em defesa dos serviços públicos.

“O serviço público é responsável por manter um mínimo de dignidade para uma grande parcela da população brasileira. O Estado tem esse compromisso e isso não sai de graça para a população. A luta pelo serviço público, que está extremamente comprometido na Reforma Administrativa de Bolsonaro e Guedes, não é só do servidor público. É uma luta que vai para muito além de manter os nossos salários e direitos, que são importantes, mas é por manter o serviço público. E nós, servidores públicos, não vamos conseguir emplacar essa luta e termos bons resultados sozinhos. Nós precisamos da comunidade. Nosso patrimônio público, conquistado com tanto mérito nas lutas que efetivamos como classe trabalhadora, além de não ser ampliado e fortalecido nos últimos tempos, está correndo sérios riscos”, comenta a dirigente.

Um dos malefícios da reforma apontado por Maristela é a facilitação de uma relação promíscua entre o setor público e privado, entre os interesses da população e os interesses de um grupo político. Ao criar cargos que não dependem de concurso para ingressar no serviço público, por exemplo, a reforma abre espaço para indicações políticas e situações de corrupção.

“Quando se tem alguma situação de corrupção no setor público, é vinda de uma relação promíscua entre público e privado. Os funcionários, sem estabilidade, estarão mais suscetíveis ao adoecimento e à flexibilização. Haverá um ir e vir de pessoas dentro do setor público, que não terá essa organicidade que temos hoje. Agora na pandemia estamos vendo que quem está segurando as pontas do Brasil é o setor público, inclusive fazendo vários enfrentamentos com o governo, como na questão ambiental”, complementa a docente.

Estiveram presentes na carreata da quinta-feira as seguintes entidades: Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinprosm, Cpers, Sintect-Sma, CSP-Conlutas, Intersindical e Assentamento Madre Terra.

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias