ANDES-SN terá eleições telepresenciais em novembro SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/10/20 15h16m
SVG: views 991 Visualizações

Deliberação foi apontada por participantes do 9º Conad Extraordinário

Alt da imagem

A nova diretoria do ANDES-SN será escolhida entre os dias 3 e 6 de novembro deste ano, quando o sindicato deve realizar um processo eleitoral no formato telepresencial. A decisão foi da maioria dos delegados e delegadas presentes no 9º Conad Extraordinário, que teve início na segunda e encerrou na quarta, 30.

Uma das discussões realizadas pelos participantes do evento foi a respeito do formato da eleição: se virtual – com votação através de link enviado por email para todos os sindicalizados aptos a votar -, ou o chamado de telepresencial – modelo em que o sindicalizado se apresenta, via câmera, em uma sala eleitoral virtual com um documento de identidade e recebe, então, um link com limite de tempo para acesso e registro do voto.

O segundo método foi definido, pela maioria dos delegados e das delegadas, como o mais apropriado e seguro para a realização das eleições do Sindicato Nacional. Conforme relatos de alguns participantes, o modelo telepresencial já foi experimentado por outras entidades sindicais e garante a identificação do eleitor, o sigilo do voto e possibilidade de auditoria do processo. As salas virtuais contarão com a presença de fiscais de ambas as chapas.

Este ano, duas chapas participam do pleito: a Chapa 1 (Unidade para Lutar: em Defesa da Educação Pública e das Liberdades Democráticas) e a Chapa 2 (RENOVA ANDES). O fato de integrantes das duas chapas estarem, eventualmente, participando como candidatos a prefeitos e vereadores em processos eleitorais nos municípios também foi uma preocupação levantada nos debates, e levou à votação pela recomposição ou não das chapas. Devido à suspensão do processo eleitoral no Sindicato Nacional, as datas dos pleitos acabaram coincidindo.

A maioria dos delegados e delegadas definiu que não é necessário fazer alterações para recomposição das chapas. A avaliação é de que as chapas foram homologadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC) do ANDES-SN anteriormente ao início da descompatibilização exigida pelo processo eleitoral. Foi votado, então, que as pessoas que compõem as chapas não precisam sair das mesmas para participar do processo eleitoral municipal, apenas pedir licença durante o período de campanha.

Campanha

A plenária aprovou, ainda, um novo calendário com a retomada do processo eleitoral e da campanha das chapas, a partir de 1 de outubro até 2 de novembro. O processo eleitoral será realizado do dia 3 ao dia 6 de novembro, antes das eleições municipais. As datas de votação foram definidas pela CEC. A posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na Plenária de Abertura do 10º Conad extraordinário.

A campanha será realizada toda de forma virtual e irá incluir debates entre as chapas com ampla divulgação pelo Sindicato Nacional e seções sindicais. E será garantido aos sindicalizados o acesso ao material de campanha das chapas, de forma virtual e isonômica, através dos meios de contato online que as seções sindicais possuem e também no site do ANDES-SN. Será contratada uma empresa especializada para a realização do pleito, bem como uma empresa de auditoria para acompanhar o processo.

Questões Financeiras

Também foram aprovadas durante a plenária de encerramento do 9º Conad Extraordinário a prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2019, a prestação de contas do 39º Congresso do ANDES-SN e a previsão orçamentária para 2021.

Avaliação

Para Rodrigo Medina, diretor do ANDES-SN que presidiu a mesa da plenária, os debates foram muito proveitosos e permitiram uma construção coletiva de como se dará o processo eleitoral para a nova diretoria do Sindicato Nacional.

“Considero positivas e mais do que necessárias as deliberações que foram tomadas na Plenária do Tema 3, sobretudo aquelas que nos possibilitam recolocar o ANDES-SN frente às mudanças conjunturais das últimas semanas, principalmente aquelas que foram interrompidas com o advento da crise sanitária. O ANDES-SN é um sindicato que, historicamente, elabora as linhas da sua atuação a partir da base, a partir de um princípio democrático e é daí que provém a sua legitimidade. Por este motivo, consideramos um ganho a realização das eleições ainda este ano, uma vez que a atual diretoria já teve seu mandato prorrogado e não seria legítimo prorrogar a sua duração ainda mais’’, pontua.

Além de Medina, compuseram a coordenação da plenária o diretor Maurício Alves da Silva e as diretoras Kátia Valina e Cristine Hirsch, como vice-presidente, 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

Entenda

As eleições para a diretoria do ANDES-SN deveriam ter ocorrido no mês de maio. Contudo, em decorrência da pandemia e da suspensão das atividades presenciais nas universidades federais, o pleito não se realizou e a diretoria nacional, eleita em 2018, teve seu mandato prorrogado durante o 8º Conad Extraordinário.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga Carta do 9º Conad Extraordinário

SVG: calendario 06/10/2020
SVG: tag 9º Conad extraordinário
Evento discutiu realidade do ensino remoto, luta contra a reforma administrativa e eleições ao Sindicato Nacional

9º Conad debate ensino remoto e questão da volta às aulas

SVG: calendario 01/10/2020
SVG: tag 9º Conad extraordinário
Discussões ocorreram na quarta (30) e fizeram parte da atualização do plano de luta dos setores

Reforma Administrativa é pauta de assembleia docente na sexta, 2

SVG: calendario 29/09/2020
SVG: tag 9º Conad extraordinário
Plenária virtual da Sedufsm inicia às 9h30 em primeira chamada, e às 10h em segunda chamada

Veja todas as notícias