Saviani fala em evento da UFSM sobre escola e conhecimento contra o Capital SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/10/20 12h06m
SVG: views 982 Visualizações

Palestra do educador abre na quarta, 7 de outubro, o III Seminário sobre Educação Profissional e Tecnológica

Alt da imagem
Professor Dermeval Saviani abre seminário promovido pela UFSM, na quarta (7)

O Kairós (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas da UFSM), em parceria com o Transformação (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional da UFSM) promovem nos dias 7, 14 e 21 de outubro, o III Seminário sobre Educação Profissional e Tecnológica. O evento abre na quarta, 7, às 19h, com a palestra do professor emérito da Unicamp, Dermeval Saviani. Ele abordará o tema “Educação, escola e conhecimento contra o capital”. A exposição de Saviani será transmitida pelo farol UFSM https://farol.ufsm.br/, assim como toda a programação do seminário.

A coordenação desta primeira mesa será da professora Mariglei Severo Maraschin (PPGEPT/CTISM/UFSM), do doutorando Marcos José Andrighetto (IFFar) e Ana Paula de Almeida (IFRS). Haverá ainda o lançamento do livro: “Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões” (2020), pela Editora CRV, de autoria de Liliana Sores Ferreira, Marcos José Andrighetto, Mariglei Severo Maraschin e Vicente Cabrera Calheiros. A outra obra a ser lançada neste dia é “Políticas na Educação Profissional: historicidade e realidade (2020), pela Editora CRV. As autorias são de Liliana Soares Ferreira, Mariglei Severo Maraschin, Marcos José Andrighetto e Ana Paula de Almeida.

14 de outubro

Nesta segunda data do seminário, o tema será “A Educação Profissional e o mundo do trabalho: que relações restarão pós-Pandemia?”, com a palestra da professora Célia Tanajura Machado (UNEB/Bahia). A coordenação é do doutorando Marcos Britto Correia (PPGE/APG/UFSM), da mestranda Luiza da Silva Braido (PPGE/UFSM) e de Claudio  Nascimento (CTISM/UFSM). O evento inicia às 19h e também será transmitido pelo Farol UFSM. Haverá lançamento de e-book intitulado: “Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital”. 

21 de outubro

No terceiro e último dia do seminário, o tema será “Práxis e trabalho pedagógico”, com a palestra do professor Guilherme Howes Neto (Unipampa). A
coordenação será do professor Vicente Cabrera Calheiros (IFSUL – Caxias do Sul), da mestranda Sílvia de Siqueira (PPGEPT/CTISM/UFSM) e da professora Liliana Soares Ferreira (PPGE/UFSM). O evento inicia às 19h com transmissão do Farol UFSM. Haverá lançamento dos livros “Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas” e “Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas”. 

O III Seminário sobre Educação Profissional e Tecnológica conta também com o apoio do Programa de Pó-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Profissional e Tecnológica (PPGEPT). A acessibilidade será proporcionada pela Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED-UFSM).

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagens: Arquivo e divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias