Campanha da Fraternidade tem saúde pública como tema
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24/02/12 21h00m
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Tendência de terceirização dos serviços é criticada pela CNBB
Lançada oficialmente na última quarta-feira, 22, a Campanha da Fraternidade de 2012 traz como tema geral o argumento: Fraternidade e Saúde Pública – Que a saúde se difunda sobre a terra. O lançamento da 49ª edição da campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorreu nacionalmente. Na sede da entidade, em Brasília, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, apresentou e argumento sobre o tema escolhido. Na ocasião, também esteve presente o ministro da saúde, Alexandre Rocha dos Santos Padilha. Na presença do ministro, d. Leonardo criticou os mais de R$ 5 bilhões que serão cortados do orçamento na área de saúde em 2012. Em resposta, Padilha afirmou que o corte não afetará a execução de nenhum programa do governo. O único reflexo, segundo o ministro, será o adiamento da implementação de alguns projetos solicitados em emendas parlamentares.
Segundo o secretário-geral da CNBB, o tema da campanha em 2012 tem o objetivo de fomentar o debate, chamando a atenção da sociedade para os problemas que temos no que se refere o acesso à saúde. Um dos problemas, segundo d. Leonardo Ulrich Steiner, é a tendência de terceirização dos serviços, assim como as grandes filas para atendimento e a falta de vagas e medicamentos. Além disso, d. Leonardo ressaltou a importância de uma maior fiscalização, por parte da sociedade, dos investimentos feitos pelo poder público na área da saúde. Para o representante da CNBB, fiscalizar é uma atitude de cidadania, além de ajudar no apontamento de prioridades.
Em Santa Maria a campanha foi apresentada na Catedral Arquidiocesana, na mesma quarta, 22, e teve como representante da CNBB o arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rubert. No evento, também esteve presente o vice-prefeito e secretario da saúde, José Haidar Farret. D. Hélio, assim como d. Leonardo, reafirmou a preocupação da CNBB com os cortes no orçamento. O arcebispo de Santa Maria também ressaltou o objetivo de pautar a sociedade para debater a saúde pública.
Para o Padre Carlos Ivo Menegais, da Paróquia São João evangelista, na vila Caramelo, região oeste de Santa Maria, a Campanha da Fraternidade tem o objetivo trazer à tona a discussão de todas as questões sociais e políticas que envolvem a saúde. “O objetivo da campanha está nessa frase, que a saúde se difunda”, afirmou. Ele aponta, ainda, a importância de uma campanha que defenda o direito constitucional de se ter acesso à saúde. Menegais reforça a necessidade de se lutar pela saúde pública, de acesso a todos, e usa como exemplo a atuação da SEDUFSM nas inúmeras atividades contra a privatização dos Hospitais Universitários. “Eu vejo que a luta é muito importante. Eu acompanhei, até tinha vontade de estar junto, mas um problema de saúde me impediu. Foi um exemplo muito bom”, conclui.
Para o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, o tema da Campanha da Fraternidade de 2012 ressalta o fracasso do atual modelo de saúde pública no Brasil. Modelo esse, ainda mais preocupante quando avaliado da perspectiva de privatizações que vem ganhando força, como no caso dos Hospitais Universitários. Por isso mesmo, Rondon ressalta a importância do tema escolhido pela CNBB. "Através de debates como esses, podemos formular um novo modelo de saúde pública. Um modelo justo e verdadeiramente humano", aponta Rondon.
Fonte: CNBB
Foto: Divulgação CNBB
Texto: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM