Universidades públicas obtêm melhores notas no Enade e desmentem governo SVG: calendario Publicada em 23/10/20 14h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/10/20 17h16m
SVG: views 1103 Visualizações

Oito cursos da UFSM obtiveram o conceito máximo na avaliação de 2019

Alt da imagem
Mais de 80% das melhores graduações do país estão em universidades públicas

A realidade parece insistir em contradizer as declarações de Bolsonaro e seus aliados. Enquanto o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizia que as universidades públicas escondiam extensivas plantações de maconha e laboratórios de metanfetamina, essas mesmas instituições produziram, até então, ao menos 823 pesquisas referentes ao novo coronavírus. Enquanto o primeiro ministro da Educação, Ricardo Vélez, defendia que as universidades deveriam ser reservadas a uma elite intelectual, dados do Inep apontam que 70% dos mais de dois milhões de estudantes das universidades públicas brasileiras são de baixa renda.

E, contra a afirmação do atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que as universidades ensinavam “sexo sem limites”, foram publicadas, na última terça-feira, 20 de outubro, as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referentes ao ano de 2019, mostrando que 80% dos melhores cursos de graduação do país estão concentrados nas universidades públicas.

A UFSM, por exemplo, teve oito de seus cursos avaliados com a nota máxima (5). Foram: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia de Produção; Fonoaudiologia; Medicina Veterinária e Odontologia.

A cada ano, um conjunto de cursos é avaliado. Em 2019 os avaliados eram relativos às áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Ao todo, nesta edição do Enade, a UFSM teve 31 cursos avaliados. Nenhum deles obteve os conceitos 1 e 2 – notas atribuídas aos cursos com desempenho ruim ou insuficiente no exame.

João Cesar Oliveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFSM, disse à Sedufsm que toda a comunidade do curso está muito contente com o resultado, principalmente porque o conceito 5 já havia sido obtido em edições anteriores do Enade, e agora foi novamente conquistado.

“Dos cursos do Rio Grande do Sul, tanto privados quanto públicos, fomos a maior nota. Estamos muito contentes e orgulhosos. Fizemos uma conversa com as duas turmas que realizaram a prova no ano de 2019 e ressaltamos a importância dessa prova. Nosso curso de Medicina Veterinária é um dos primeiros da UFSM, que esse ano completa 60 anos. Por sermos um dos cursos mais antigos, gozamos de um conceito muito bom a nível nacional e também internacional. Isso reforça mais uma vez o papel da universidade pública oferecendo um ensino gratuito e de qualidade”, comentou Oliveira, destacando que o conceito 4, também considerado satisfatório, ficou com as demais universidades públicas do estado (UFRGS, UFPel e Unipampa).

Para Renesio Armindo Grehs, coordenador do curso de Odontologia, “obter a nota máxima no Enade é algo que deixa todos os segmentos do Curso de Odontologia felizes. É o resultado de um empenho de todo o curso e é de suma importância para a Universidade num todo. Mas é mais gratificante para as 2 turmas de 70 alunos que, com responsabilidade, se dedicaram e foram às respostas, obtendo um resultado excepcional. Toda a comunidade Odontológica e a Universidade estão de parabéns”.

Outro curso da UFSM que obteve o conceito 5 foi o de Enfermagem, coordenado por Laís Caetano da Silva. Ela disse que todos recebem o resultado com alegria e satisfação, e que a conquista só foi possível com a entrega e o trabalho integrado entre coordenação do curso, docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes.

“Foram realizadas reuniões com a 79ª e 80ª turmas do curso, contando sempre com a colaboração da Pró Reitoria de Graduação e do Procurador Institucional, com o intuito de que todos estivessem sensibilizados acerca da importância do Enade para sua própria formação e para a UFSM. Dessa forma, sentimo-nos gratos com o resultado exitoso que veio a coroar esse processo avaliativo. Sem dúvidas, esse resultado fortalece o curso de Enfermagem em si, a UFSM reitera sua função social, por meio da oferta do ensino público, gratuito e de qualidade, que oferta à sociedade profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar um cuidado de qualidade”, afirma Laís.

Uma conquista de Palmeira das Missões

Junto aos resultados máximos obtidos pelos oito cursos do campus sede da UFSM, outro dado do Enade causou alegria à comunidade da UFSM em Palmeira das Missões. Trata-se do curso de Zootecnia, que obteve o conceito 4 nesta última edição do Enade e alcançou um lugar entre os 11 melhores cursos de Zootecnia, dentre os 96 que participaram da avaliação.

“Para nós, é dia de comemorarmos o que semeamos. A Coordenação do curso de Zootecnia do campus de Palmeira das Missões sente-se orgulhosa e grata a todos os alunos, docentes e técnicos envolvidos em prol do nosso crescimento. Reconquistamos nosso lugar devido. Orgulhosos mais uma vez de estarmos entre os 11 melhores cursos avaliados do país”, destacou o coordenador do curso de Zootecnia, Ianglio Duarte, à Assessoria de Comunicação da UFSM em Palmeira.

Os desafios da interiorização e o empenho coletivo foram destacados pelo chefe do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM-PM, Elson Martins Coelho.

“Esse resultado não é único e exclusivamente de uma coordenação que se dedicou com afinco, buscando melhorar, superar um conceito que não foi satisfatório anteriormente, mas a gente buscou, em conjunto e com o apoio de todos do campus, proporcionar aos alunos boas condições para quando fossem fazer as provas e para que eles tivessem um grande comprometimento nessa avaliação. Os professores também se comprometeram muito para que esse resultado fosse alcançado, ensinando, praticando, desenvolvendo suas atividades fora de horário, buscando fazer seus projetos de pesquisa, se inserindo em projetos de pesquisa e extensão aqui na nossa região. Se não fosse tudo isso, certamente esses alunos não estariam tão qualificados e tão capacitados para fazerem uma prova e conseguir um conceito satisfatório como a gente alcançou”, comentou o docente.

Governo contradiz-se a si próprio

Maristela Souza, diretora da Sedufsm, lembra que o governo Bolsonaro vem tentando, desde o início, reforçar uma visão negativa sobre os serviços públicos e seus servidores. Tal estereótipo vem sendo utilizando, inclusive, para ganhar a simpatia da população para a reforma administrativa (PEC 32/20).

“O governo vai para a mídia e reforça seu projeto de privatização, de desqualificação do serviço e do servidor público, e diz que o privado é melhor. Mas, até agora, os dados do próprio governo estão dizendo o contrário”, problematiza a docente.  

Campanha

Desde o dia 22 de setembro, a Sedufsm vem colocando na rua a campanha “Proteja o que é seu. Defenda o serviço público. Contra a Reforma Administrativa”, que já conta com manifesto políticooutdoors pela cidade, vídeo animação, diversas reportagensfiltro de facebookabaixo-assinado e reuniões departamentais com a base.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de UFSM e Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Imagens: UFSM e Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias