Estudantes somam-se ao ANDES na ampliação do PIB para a educação SVG: calendario Publicada em 20/07/11 14h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/07/11 16h34m
SVG: views 244 Visualizações

Oposição da UNE defende consulta sobre destinação de 10% do PIB ao ensino

Alt da imagem

Em consonância com a proposta do ANDES Sindicato Nacional, da SEDUFSM, e de diversos movimentos sociais ligados à educação, os grupos da chamada Oposição de Esquerda Unificada da UNE (OE) defenderam a criação do plebiscito nacional sobre os 10% do PIB para educação durante o 52º Congresso Nacional da União Nacional dos Eestudantes (CONUNE). O CONUNE foi realizado entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia (GO). Apesar da direção majoritária não discutir temas importantes para o Brasil, como o código florestal, os cortes do orçamento, a Medida Provisória 520 (reeditada como PL 1749), entre outros, alguns setores da oposição o fizeram.

A SEDUFSM conversou com militantes de alguns grupos da OE sobre seu programa político e como ele coincidia com a luta do ANDES em defesa de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Silaedson Juninho, estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF) e militante do Coletivo Vamos à Luta, lembrou da importância da luta dos servidores em defesa da educação. “Para nós é impossível conseguir um melhor orçamento para educação se não enfrentarmos o governo e não apoiarmos a greve dos servidores. Apoiar a greve é estar lutando pelos 10% do PIB para educação” disse.

Já Raphael Sodré, estudante da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e militante do Contraponto, citou o programa do ANDES como referência na defesa da educação. “A OE se alia a pólos como o ANDES-SN. Com todo seu projeto de uma educação transformadora e unificadora, o sindicato nos ajuda a reforçar a luta pela educação” lembrou o estudante capixaba.

Estudante da UFF e militante do Levante, Lucas Braga lembrou das limitações do novo Plano Nacional de Educação (PNE). “Polarizamos o debate sobre o PNE. A UNE e o governo o apresentam como um avanço, e não fazem a crítica do modelo de educação que o governo reproduz e que é institucionalizado pelo PNE. Temos o papel de discutir não só o financiamento da educação, mas também de questionar o modelo da educação, como faz o ANDES-SN”, concluiu o estudante.

Nery Júnior Rebelo, estudante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e militante do Coletivo Juntos, defendeu a unidade dos setores que lutam pela educação pública, dentro e fora das instâncias da UNE. A militante da tese Rompendo Amarras e estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Naiady Piva disse que seu grupo também pauta pela unidade. “A gente vê as medidas educacionais dos governos Lula e Dilma como uma continuidade da precarização neoliberal da educação, como uma aproximação cada vez maior ao mercado. Queremos disputar nossa concepção de educação não só aqui no CONUNE, mas fora dele, junto com setores combativos como o ANDES, a FASUBRA e a ANEL”, lembrou a paranaense.

PLEBISCITO – O ANDES-SN divulgou em seu site um cronograma de atividades que culminarão na realização do plebiscito pelos 10% do PIB para educação. Até o dia 20 de julho a campanha será discutida nas entidades que a apóiam. No dia 21 haverá reunião na sede do ANDES para avaliação da campanha. Entre os dias 19 e 24 de agosto será realizada uma plenária nacional, com ato em Brasília. E em novembro, as entidades envolvidas realizarão o plebiscito nacional.

Texto: Mathias Rodrigues (estagiário)
Foto: UNE
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias