Cpers diz que proposta de Tarso fere Lei do Piso SVG: calendario Publicada em 28/02/12 16h58m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 360 Visualizações

Piso nacional não será alcançado nem em 2014

Alt da imagem

O Cpers Sindicato rechaçou uma proposta de reajuste salarial do governo Tarso, pois entende que a mesma fere a lei do piso. Segundo a proposta, o Executivo concederá, até novembro de 2014, reajuste de 76,68%, o que acarretará um piso de R$ 1.260,22.

No entanto, o Piso Salarial Profissional Nacional deve ser reajustado em 22% em 2012, de modo que o salário deva ficar em R$1.451,00, ainda esse ano. Assim, a proposta do governo Tarso, no entendimento do Cpers, é desrespeitosa, uma vez que, até 2014, nem mesmo o piso de 2012 será alcançado.

A proposta, entregue no início da tarde de sexta, 24, ao Cpers, recebeu elogios do chefe da Casa Civil do governo do Estado, Carlos Pestana: “Não há na história do magistério gaúcho governo que tenha dado aumento maior”. O Cpers, em nota lançada em seu site, posiciona-se veementemente contra as práticas do governo estadual: “Tarso já fez suas escolhas: optou por governar exigindo sacrifícios dos servidores públicos”.

Conforme a Lei do Piso, nenhum professor pode receber menos do valor determinado, nacionalmente, por uma jornada de 40 horas semanais. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, cobra o cumprimento da Lei: “Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.

Fontes: Cpers e Jornal do Brasil
Foto: Cpers
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias