Professora da UFSM tem livro entre finalistas do Prêmio Jabuti SVG: calendario Publicada em 26/11/20 13h17m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/11/20 15h17m
SVG: views 728 Visualizações

“Viajantes do abismo”, de Nikelen Witter, é um dos cinco melhores romances de entretenimento em 2020 no Brasil

Alt da imagem
Nikelen: Brasil vem se abrindo para potencialidades da literatura fantástica

“Viajantes do abismo”, novo livro da professora do departamento de História da UFSM, Nikelen Witter, vem arrecadando prêmios e indicações Brasil afora. A obra, lançada pela Avec Editora, está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento. No último sábado, 21, o livro foi vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (que vem conquistando importância crescente dentro do nicho literário que representa) e, mais recentemente, foi confirmada sua indicação como finalista do Prêmio Argos.

“Só estar nominada já é um prêmio, é maravilhoso ver um trabalho reconhecido. Mas confesso que, acima de tudo, sou uma ativista da leitura e quero mesmo é que toda essa atividade e publicidade atraia leitores para a literatura de qualidade que se produz no Brasil”, comenta Nikelen, que já tem uma longa lista de livros publicados.

A contemporaneidade do fantástico

O elemento fantástico é explorado na literatura de muitos autores – Edgar Allan Poe, Jorge Luiz Borges, Julio Cortázar e em obras dos próprios Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Nikelen, que o domina com maestria, destaca sua potência.

“Ontem mesmo escrevi que o fantástico consegue demonstrar sem subterfúgios o que o realismo, muitas vezes, só consegue tratar como subtexto. Como não tem amarras, o fantástico abre espaço para questionamentos, para colocar em xeque o passado e o futuro. O Brasil está finalmente se abrindo em termos de público e crítica para assimilar as potencialidades da literatura fantástica. Temos hoje um movimento crescente e que reverbera em um contínuo aumento da qualidade. São autores cada vez mais profissionais, leitores cada vez mais exigentes e um substrato de resenhistas capazes de constituir uma massa crítica para a recepção desses trabalhos. Apesar das cruzes no mercado editorial, sou muito otimista com esse momento”, avalia a escritora.

Mulheres na literatura

Ativista do feminismo como movimento social e especificamente como propulsor do ingresso de mais mulheres na produção literária, Nikelen ambiciona – e intui – que a situação vem ficando mais favorável e que “finalmente estejamos quebrando o teto de vidro que por tanto tempo segurou e apagou a presença de uma massa de mulheres escritoras, leitoras e críticas literárias”.

Para ela, tal movimento não se individualiza na maior proeminência de uma ou outra mulher, mas nas tendências coletivas observadas. “Veja que não me refiro a um ou outro nome, normalmente citado como a exceção que confirma a regra. Falo de uma massa de criadoras. Falo de 50 a 50. Isso é genial. A próxima etapa é a inclusão massiva de escritoras e escritores afrodescendentes”, sugere.

Viajantes do abismo

No site da Avec Editora, onde o livro pode ser adquirido (além de em outros sites, como o da Amazon), "Viajantes do abismo" aparece resenhado da seguinte forma:

"Esta é a história de desertos que avançavam cobrindo cidades. A história de um mundo à beira da destruição. Da gente desse mundo, de sua alienação e da violenta guerra em que se perdeu.

Esta é a história de uma mulher que fazia curas e de sua amiga, que dirigia um bordel. E de como elas enfrentaram tudo isso. Também é a história do tigre e da menina.Mas para conhecer todas elas, você terá de aceitar o chamado para olhar o futuro. E mergulhar no abismo".

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Arquivo Pessoal

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias