Dica cultural: clássico do cinema francês é indicação de professor SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/12/20 12h49m
SVG: views 821 Visualizações

Luiz Carlos Grassi sugere “Toda uma vida”, do diretor Claude Lelouch

Alt da imagem
Fragmento da filmagem de Claude Lelouch

Sextou na quarentena! Nesta sexta, 11 de dezembro, a dica cultural vem do professor Luiz Carlos Grassi, aposentado do curso de Comunicação Social da UFSM, e historicamente envolvido com cinema.  A sugestão de Grassi é de um dos tantos filmes da profícua carreira do cineasta francês, Claude Lelouch, atualmente com 83 anos: “Toda uma vida”. Segundo o docente da UFSM, apesar de ser um filme difícil de ser encontrado, ainda pode ser buscado no acervo da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (Cesma). Ou provavelmente em alguma plataforma de streaming. Do mesmo diretor, conforme cita abaixo, Luiz Carlos Grassi, também são referências importantes, entre vários, “Retratos da vida” de 1981 e “Os miseráveis” de 1995. Fiquemos com a dica a seguir.

Toda uma Vida

Um dos filmes que eu mais gosto é “Toda Uma Vida” (Tout Une Vie) do grande diretor francês, Claude Lelouch. O cineasta não chegou fazer parte da Nouvelle Vague, movimento de jovens cineastas franceses que muito contribuiu para a estética dos filmes no século passado, mas dirigiu obras que entusiasmam os cinéfilos ao redor do mundo. Além de “Toda uma Vida” são também dele, clássicos como “Um Homem e uma Mulher” de 1966, “Retratos da vida” de 1981, “Os Miseráveis”, de 1995, “Viver por Viver” de 1967, entre outros

O filme ‘Toda uma vida’, segundo o próprio diretor, é uma homenagem que ele faz a vida, ao amor e ao século XX. Contando a história do relacionamento de um casal, ele começa no início do século XX, mostrando a vida dos avós dos personagens, depois seus pais. Assim, ele vai passando pela história do século XX, fazendo referências aos principais fatos que aconteceram, tais como a invenção do cinema pelos irmãos Lumière; a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, Stalin, Trotsky, a independência da Argélia, o Estado de Israel, a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, o suicídio de Marilyn Monroe, o esmagamento da Primavera de Praga pelos tanques e soldados do Pacto de Varsóvia, a Guerra Fria e tudo o mais. Isso tudo ao som da música “Et Maintenant” cantada por Gilbert Bécaud.

A trama do filme vai indo adiante em ações paralelas até o encontro final dos dois personagens, Sarah e Simon. Toda Uma Vida é um filme muito difícil de ser encontrado em DVD, mas felizmente a CESMA ainda dispõe de uma cópia.

Bom espetáculo!”.


Toda uma Vida/Toute une Vie

De Claude Lelouch, França-Itália, 1974

Com André Dussolier, Marthe Keller, Charles Denner, Gilbert Bécaud, Charles Gerard, Carla Gravina

Argumento e roteiro Claude Lelouch e Pierre Uytterhoeven

Fotografia Jean Collomb

Música Francis Lai

Produção Les Films 13 e Rizzoli Film



Luiz Carlos Grassi
Professor aposentado do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, onde lecionou disciplinas como “Introdução ao Cinema” e “Telejornalismo”.


Edição: Fritz R. Nunes
Fotos: Divulgação e arquivo/facebook
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias