Docentes assinam manifesto contra reitor da USP SVG: calendario Publicada em 01/03/12 16h38m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/03/12 16h41m
SVG: views 182 Visualizações

Mais de 200 professores pedem “democratização” da instituição

Alt da imagem
Reitor da USP, João Grandino Rodas, enfrenta protestos desde o ano passado

Em protesto contra medidas tomadas pela atual reitoria da Universidade de São Paulo (USP), 231 professores da instituição assinaram manifesto no qual pedem a “democratização” da instituição. O montante de docentes, conforme o jornal Folha de São Paulo, representa cerca de 5% do corpo docente da USP. Além da lista com mais de 230 nomes de uspianos, uma lista paralela reforça o documento, com centenas de nomes de docentes de universidades de todo o país. O manifesto, que pode ser acessado e lido em  http://democraciausp.blogspot.com, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira.

Alguns dos pedidos do movimento são o fim da presença da polícia (PM) no campus e extinção de processos a 98 alunos e 5 sindicalistas que participaram de manifestações. Também cobra mudança na forma de eleições para dirigentes, para que mais pessoas participem do processo.

Os manifestantes reclamam também do uso do termo “Revolução de 1964″ em placa de obra na universidade, referindo-se ao golpe militar. Entre os signatários estão professores como Marilena Chaui, Fábio Konder Comparato, Osvaldo Angel Coggiola, entre outros expoentes da esquerda na universidade. “Passamos um momento ruim na USP, que perdeu a capacidade de fazer discussões internas”, disse Vladimir Safatle, um dos signatários do texto e colunista do jornal Folha de São Paulo.

O reitor da universidade, João Grandino Rodas, que enfrenta protestos da comunidade universitária desde o ano passado, quando autorizou a polícia reprimir os estudantes, não se manifestou sobre o documento dos professores. A assessoria informou apenas que o convênio com a polícia foi decidido por um conselho da universidade e que tem havido discussões na instituição para alterar a forma de eleição de dirigentes. Também foi lembrado pela assessoria que já foi admitido erro no uso do termo “Revolução de 1964″.

Fonte: Portal Aprendiz/Folha de São Paulo
Foto:Último Segundo (ig.com.br)
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias