MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

26/02/2021   26/02/21 16h14 | A+ A- | 188 visualizações

UFSM adequa-se à bandeira preta decretada pelo governo estadual

Todo o estado do RS adota restrições mais duras a partir deste sábado, 27


UFSM está com atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas desde 16 de março de 2020

Frente ao iminente colapso do sistema de saúde no Rio Grande do Sul, o governo estadual anunciou, na última quinta-feira, 25, a suspensão do sistema de cogestão regional e a bandeira preta para todo o estado. Isso significa que todos os municípios deverão adotar medidas mais rígidas para diminuir a circulação de pessoas e tentar, desta forma, achatar a curva de contaminações e mortes – a maior já vista no RS desde o início da pandemia. A UFSM, como uma parte importante da cidade de Santa Maria, também se adequa às restrições demandadas pela cor de bandeira considerada mais crítica no modelo de distanciamento controlado. A bandeira preta tem início neste sábado, 27, e se estende até o próximo domingo, 7 de março.

Em nota, a universidade reforça as orientações da Portaria Normativa nº 019, que suspende as atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 31 de março de 2021, e da Instrução Normativa nº Instrução Normativa 001_2020-PROGEP, que, em seu artigo 1º, estabelece o não atendimento ao público em nenhum dos ambientes administrativos da universidade – exceto serviços essenciais.

A mesma instrução prevê, em seu artigo 2º, a redução para 25% no número de servidores presentes em cada ambiente de trabalho não essencial. “Assim, deve-se observar, nos ambientes de trabalho da UFSM, o limite máximo de servidores presentes, o uso obrigatório de máscaras, a higiene frequente das mãos, o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas e ainda a atenção para a ventilação do ambiente”, diz trecho da nota publicada pela instituição.

Explica-se, ainda, que o servidor em atividades domiciliares ou virtuais só poderá comparecer a algum setor da universidade se tiver uma requisição de sua chefia imediata justificando a necessidade da presencialidade. Os servidores pertencentes ao grupo de risco estão excetuados desta possibilidade. Por fim, a universidade orienta que mesmo aqueles servidores de grupos de risco que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) evitem qualquer forma de trabalho presencial enquanto a bandeira preta vigorar no estado.

O que abre e o que fecha na bandeira preta?

FECHADO a partir do sábado, 27: academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos, parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas, bibliotecas, salões de cabelereiro e barbeiro, comércio de veículos, comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, áreas comuns de lazer em condomínios.

ABERTO COM RESTRIÇÕES a partir do sábado, 27: bancos, lotéricas e similares realizam atendimento apenas individual, mediante agendamento e com 50% do corpo funcional; restaurantes, lanchonetes, lancherias e bares apenas com funcionamento via tele-entrega ou pague e leve, e com 25% da equipe funcional; repartições públicas que ofereçam serviços não essenciais funcionam com no máximo 25% de trabalhadores presenciais; comércio atacadista e varejista de itens essenciais funcionam com no máximo 25% de trabalhadores presenciais; transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual podem circular com até 50% da capacidade do veículo, com janelas abertas; missas e serviços religiosos com 25% de trabalhadores e sem atendimento ao público; parques, praças, faixas de areia e mar apenas para circulação, não sendo permitida  permanência; mercados, açougues, fruteiras e padarias funcionam com lotação de uma pessoa (somando trabalhadores e clientes) por 8m² de área útil.

AULAS: educação infantil (creches, pré-escolas, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental) podem ter atividades híbridas com distanciamento de 1,5 entre as mesas; Ensino Fundamental, Médio e Superior apenas de forma remota (excetuando-se casos de atendimento individualizado a estudantes que necessitem de realizar atividades práticas para concluírem o curso); cursos de dança, música, idiomas e esportes apenas de forma remota.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de UFSM e Diário de Santa Maria

Imagem: UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041