Dica cultural: a potência de Elza Soares em homenagem à luta das mulheres SVG: calendario Publicada em 05/03/21 17h50m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/03/21 18h02m
SVG: views 702 Visualizações

Professora Liane Weber indica single “Nós” e álbum “A mulher do fim do mundo”

Alt da imagem
Single

Sextou na quarentena! E a dica desta sexta, 5, é praticamente atemporal. Elza Soares, uma das vozes mais potentes da música brasileira, é referenciada em depoimento carinhoso da professora Liane Weber, professora do departamento de Engenharia Rural da UFSM e diretora da Sedufsm. Para a docente, que recomenda o single “Nós”, lançado por Elza em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, elencado como um dos 10 melhores discos de 2016 pelo New York Times, a cantora oferece fôlego e resistência para os dias difíceis que viemos enfrentando.

*Como viemos fazendo desde o início da pandemia, a ideia, neste espaço, é convidar professores/as para indicarem alguma obra cultural, partilhando sugestões e percepções para que os finais de semana em meio à pandemia possam ser mais diversos e agradáveis – ainda que passados em casa. Se você, professor/a, tem interesse em escrever sobre alguma obra – filme, documentário, livro, disco, peça teatral -, passa um email para sedufsm@terra.com.br

“Minha dica cultural para essa sexta-feira é o álbum A Mulher do Fim do Mundo (2015) e o single Nós (lançado nessa sexta-feira, 05 fevereiro) da cantora Elza Soares. No auge de seus 90 anos, Elza nos dá o exemplo de determinação e de resistência. Ela nos convida, por meio da interpretação de suas músicas, a perceber o quão vital é olharmos para o que acontece em torno de nós. Para mim, ela é um exemplo de vida, pois é da música de onde eu tiro forças para me reinventar, libertar minha alegria, ressignificar a minha tristeza e recarregar minhas energias.

Há muito, tenho um imenso respeito pelo trabalho da Elza, pela sua estória e trajetória de vida, pela luta como mulher, mãe, pobre, negra. Tenho admiração pela força, pela simplicidade e pela compaixão com que ela escolhe as composições, para as quais empresta a sua voz. Suas músicas cantam sobre o respeito, um sentimento que estamos tão ávidos nos dias de hoje. Neste momento, de tamanho sofrimento em nosso país por tantas vidas perdidas, que a música de Elza nos traga fôlego para clamar pelo respeito à diversidade, respeito à luta pela dignidade, respeito às mulheres. Pela resistência à vida!”.

Liane de Souza Weber

Docente do departamento de Engenharia Rural da UFSM e diretora da Sedufsm

 

Edição: Bruna Homrich

Imagens: Divulgação e Wikipedia

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias