Museu Treze de Maio promove exposição virtual de artes SVG: calendario Publicada em 19/03/21 10h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/03/21 10h52m
SVG: views 1632 Visualizações

Evento abre às 10h30 de domingo, 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Alt da imagem
Cartaz de divulgação do evento

O Museu Treze de Maio, protagonista de ações em favor do Movimento Negro de Santa Maria, inicia neste domingo, 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, uma exposição virtual de obras de artes. A abertura da exposição, que tem como título “Memória e identidade: uma visão africanista”, ocorrerá às 10h30 e contará com o acervo do artista plástico, Zé Darci. Natural de Arroio Grande, Darci tem longa trajetória cultural. Já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior (Alemanha, República Tcheca, Chile e outros), tendo conquistado diversas premiações.

O artista plástico também é conhecido pela sua forte relação com segmentos de Pelotas, especialmente junto à Universidade Federal (UFPel), onde fundou um movimento artístico intitulado ‘Quilombos Urbanos’, constituído por artistas plásticos negros. O trabalho de Darci tem reconhecimento acadêmico e já começa ser objeto de pesquisa na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Zé Darci utiliza suas obras como ferramenta para interpretar a memória coletiva a partir de vivências da história de vida familiar, e também tendo como base sua própria militância junto aos movimentos antirracistas. Dentre os objetivos de suas telas está o resgate de identidades que poderiam cair no esquecimento.

As obras que o artista selecionou para a exposição de Santa Maria mostram personagens e fatos que marcam a temática que dá título à exposição. São obras com toques expressionistas, apresentando fatos históricos e resgatando contos herdados do meio quilombola.

Devido às condições impostas pela pandemia, a exposição será lançada virtualmente datravés das redes sociais do Museu. A atividade do Museu Treze de Maio ocorre junto à Rede Estadual de Pontos de Cultura, com apoio dos Jornais Balaiada e Diário de Santa Maria. Para acompanhar a abertura da exposição, só acessar as redes do Museu: Facebook e Instagram.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Museu 13 de Maio e PMSM
Imagens: Museu 13 de Maio e PMSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias