Deputados que analisam PNE discutirão campanha dos 10% do PIB SVG: calendario Publicada em 12/03/12 14h02m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/03/12 15h22m
SVG: views 325 Visualizações

Integrantes da campanha se reúnem com deputados no dia 20

Alt da imagem
Vanhoni (e), relator do PNE, voltará a se reunir com membros da campanha dos 10% do PIB

No próximo dia 20, representantes da “Campanha pelos 10% do PIB para a educação pública, já!” serão recebidos pela Comissão Especial da Câmara que está analisando o Plano Nacional de Educação (PNE). A audiência foi marcada na quarta-feira da última semana, 7, quando o relator do PNE, Ângelo Vanhoni (PT/PR), e representantes da campanha reuniram-se.

O ANDES-SN esteve representado pela 1ª vice-presidente da Regional no Rio Grande do Sul, Laura Fonseca, e pela 2ª vice-presidente da Regional no Rio de Janeiro, Sônia Lúcio. “Podemos dizer que a conversa foi positiva, tendo em vista que o nosso objetivo, ao solicitar a audiência com o deputado Vanhoni, era agendar uma audiência pública para que pudéssemos mostrar para a comissão o trabalho da Campanha e porque entendemos que deve ser aplicado já os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação”, disse Laura.

Para Vanhoni, o máximo que se pode alcançar de financiamentos na educação é 8%, sendo 7,5% exclusivamente no ensino público, até 2020. “Para chegarmos mais do que isso, o governo teria de fazer a opção de romper com o sistema financeiro, o que seria uma revolução”, argumentou o deputado. Segundo ele, com tal financiamento, seria possível criar 180 mil vagas por ano nas universidades.

Laura Fonseca, entretanto, frisou que a expansão das vagas preconiza maiores condições para as universidades: “Não pode ser como foi feito com o Reuni, que expandiu sem condições a oferta de vagas”, pontuou a dirigente. Semelhante apontamento foi trazido pela representante da Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel), Clara Saraiva, que salientou a importância do aumento do número de vagas vir acompanhado de mais recursos para a assistência estudantil, a fim de que os alunos pobres possam se manter na condição de estudantes.

O relator, Angelo Vanhoni, disse que a votação do texto do PNE pode começar no fim deste mês na Comissão Especial da Câmara e ser concluída no primeiro semestre, na Câmara dos Deputados. Até o fim do ano, espera-se que seja votado pelo Senado Federal.

Fonte e foto: ANDES-SN
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias