Assembleia debate campanha salarial e paralisação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/03/12 18h07m
SVG: views 259 Visualizações

Dia de Luta dos Servidores Federais acontece na quinta, 15

Alt da imagem
Arte do outdoor conjunto da Assufsm e Sedufsm

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) realiza nesta terça, 13, a partir das 17h, uma assembleia geral. A plenária acontece no auditório do sindicato (rua André Marques, 665) e tem entre seus pontos de pauta, a deliberação sobre uma paralisação na quinta, 15 de março, dia de luta dos servidores públicos federais em todo o país. A assembléia também abordará o atual estágio de negociação da carreira e a resposta que a categoria deve apresentar diante da lentidão no processo, por culpa do governo federal.

Conforme o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, está sendo iniciado um processo de mobilização em nível nacional, cujo objetivo é pressionar o governo, que mantém a mesma posição adotada em 2011, de não negociar a pauta de reivindicações dos servidores, que ano a ano tem sido protocolada no ministério do Planejamento, mas ignorada pelo Executivo. “O que o governo tem feito de forma bem competente é enrolar o funcionalismo”, critica Rondon.
Ele lembra que as negociações sobre carreira, por exemplo, iniciaram ainda no último ano do governo Lula, mas, ao adentrar 2012, segundo ano da gestão de Dilma Rousseff, em nada se avançou.

Rondon lembra que, enquanto a maioria das categorias de trabalhadores, tem data-base, período de dissídio, em que as perdas inflacionárias são negociadas com a classe patronal, no caso do funcionalismo público federal, até hoje o governo não garantiu uma data base e continua tratando a questão salarial apenas por alterações em gratificações.

Além disso, de tempos em tempos, envia ao parlamento projetos que dificultam mais a vida dos servidores, como é o caso recente, da votação do PL 1992/07, que garante a integralidade das aposentadorias apenas até o teto do INSS (3.900 reais) para os novos concursados. Acima desse valor, somente através da contribuição a fundos privados.

“O governo se utiliza de sua maioria tanto na Câmara quanto no Senado para atropelar a oposição e aprovar projetos que são impopulares. A toque de caixa, com um mínimo de discussão, os governos de Lula e Dilma estão conseguindo fazer aquilo que o presidente Fernando Henrique Cardoso não conseguiu”, destaca Rondon de Castro.

Conheça os eixos da campanha salarial 2012 dos servidores:

- Definição da data-base (1° de maio);

- Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;

- Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados;

- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

- Retirada dos PL´s, MP´s, Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PL 549/09, PL 248/98, PL 92/07, PL 1992/07 e demais proposições), supressão do artigo 78, da LDO, que define o prazo até 31/08, para encaminhar projetos de lei que reestrutura carreira e concede qualquer tipo de reajuste aos trabalhadores. Supressão dos artigos 86 e 87 que tratam da mudança de indenizar a insalubridade/periculosidade no PL 2203/11 e supressão do artigo 46 que trata da redução remuneratória aos médicos que têm sua carga horária regulamentada por lei no PL 2203/11.

- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias