Sindicatos convocam à paralisação na UFSM SVG: calendario Publicada em 15/03/12 12h38m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/03/12 00h34m
SVG: views 199 Visualizações

Panfletagem aconteceu na entrada do campus, no início da manhã

Alt da imagem
Rondon de Castro, presidente da Sedufsm, na panfletagem desta quinta, na UFSM

Docentes e servidores técnico-administrativos se uniram na manhã desta quinta, 15, em uma panfletagem no arco de entrada do campus da UFSM, convocando a comunidade universitária a “participar da luta”. A atividade marca a paralisação aprovada pelas duas categorias em referência ao dia nacional de luta dos servidores federais, no qual está ocorrendo a deflagração da campanha salarial 2012. O funcionalismo reivindica como tópicos principais o estabelecimento de uma política salarial permanente e também de uma data-base para que ocorra a reposição das perdas inflacionárias.

Já os professores, além dos pontos comuns ao restante dos servidores, também reivindicam que seja implementado o acordo assinado com o governo, em agosto de 2011, que prevê de incorporação de algumas gratificações ao salário, com uma correção salarial emergencial de 4%, e a continuidade nas negociações sobre a carreira, interrompidas em janeiro deste ano, com a morte do secretário de relações sindicais do ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.

O presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, avaliou que o principal objetivo da atividade foi chamar a atenção para a campanha salarial dos servidores, que busca alcançar questões bem concretas, que vão desde uma política salarial que reponha as perdas impostas aos salários, passando pela retirada de projetos, decretos e medidas provisórias, que afetam drasticamente a vida do funcionalismo.

Na avaliação da coordenadora geral da Assufsm, Loiva Chansis, se permanecer a intransigência do governo em negociar com os servidores, a saída pode ser uma greve unificada. A coordenação nacional de entidades de servidores federais (Cnesf), promove uma Marcha Brasília no dia 28 de março, como formo de pressão ao governo. Caso não haja sensibilização, já se cogita uma greve para abril.

Participaram da distribuição de panfletos nesta manhã, além de diretores e filiados da Sedufsm e da Assufsm, a diretora do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Nara Quadros.

Jornada de Lutas

Professores de diversas universidades do país participam de atividades entre os dias 14 e 16 de março, período considerado para a jornada nacional de lutas de educadores de todo o país.

Na quarta (14), docentes da Universidade Federal de Campina Grande (PB) realizaram debates na instituição; amanhã (sexta), ocorre panfletagem na Universidade Federal de Rio Grande, quando será convocada uma assembléia para o dia 21, na qual se discutirá um indicativo de greve; na Universidade Federal do Amazonas, o sindicato docente (Adua), convocou assembleia para esta sexta (16); nesta sexta, a seção sindical de Pelotas (Adufpel), fará uma caravana para o ato público que acontecerá em Porto Alegre, convocado pelo Cpers Sindicato; na próxima semana, os docentes da Federal do Rio (Adufrj), participam de vários debates em que serão abordados temas como a carreira docente e o Plano Nacional de Educação.

Campanha salarial 2012

Os seis principais tópicos da campanha salarial dos servidores federais são:

- Definição da data-base (1° de maio);

- Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;

- Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados;

- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

- Retirada dos PL´s, MP´s, Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PL 549/09, PL 248/98, PL 92/07, PL 1992/07 e demais proposições), supressão do artigo 78, da LDO, que define o prazo até 31/08, para encaminhar projetos de lei que reestrutura carreira e concede qualquer tipo de reajuste aos trabalhadores. Supressão dos artigos 86 e 87 que tratam da mudança de indenizar a insalubridade/periculosidade no PL 2203/11 e supressão do artigo 46 que trata da redução remuneratória aos médicos que têm sua carga horária regulamentada por lei no PL 2203/11.

- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias