Governo diz que projeto dos 4% será retroativo a março SVG: calendario Publicada em 26/03/12 18h35m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 238 Visualizações

PL2203/11 só será debatido em abril, garante o relator

Alt da imagem
Nova reunião entre entidades de servidores e governo deve acontecer quarta, 28

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP), Sérgio Mendonça, afirmo na última quinta (22), que o PL 2203/2011 terá eficácia aos professores federais a partir de primeiro de março, independente da data de sua aprovação no Congresso.

A declaração foi feita durante a reunião com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF), que teve como pauta a discussão dos PLs que tramitam no Parlamento, que envolvem interesses dos SPF. Na semana passada, em entrevista à imprensa, Mendonça já tinha dito que o PL deverá ser retroativo.

Além disso, Mendonça disse que a SRT/MP estaria disposta a participar de uma audiência pública na Câmara para debater o tema. Outra questão polêmica em relação ao PL 2203 é a seção XXIV, que propõe alterar o Regime Jurídico Único no que diz respeito aos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Diante da cobrança das entidades de que o governo retire a seção do projeto, Mendonça disse que iria avaliar internamente e traria uma resposta na reunião agendada para o dia 28, quando será discutida a política salarial.
Em reunião realizada na manhã do mesmo dia com o ANDES-SN, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ser favorável à exclusão da seção XXIV do PL. O ANDES-SN, como parte integrante do Fórum dos SPF, volta a se reunir com a SRT/MP na quarta (28) para discutir a pauta unificada dos servidores e na quinta-feira (29) para a retomada das discussões acerca da reestruturação da carreira do professor federal.

A próxima reunião das entidades dos servidores públicos com o governo acontece durante a Marcha da Jornada Nacional de Lutas, em Brasília, que deve reunir na Esplanada dos Ministérios, manifestantes de diversas categorias e movimentos sociais articulados pelo Espaço de Unidade de Ação.

PL só para abril

A Confederação dos Servidores Federais (Condsef) participou na última terça (20) de uma reunião com o deputado federal Jovair Arantes, relator do projeto de lei (PL) 2203/11. O deputado informou à entidade que o projeto só deve ser discutido no início de abril, quando ele pretende promover uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para fazer o debate.

A Condsef será convidada a participar da mesa e vai orientar suas entidades filiadas a enviar representantes de todos os estados para participar da audiência. A entidade destacou a importância de se discutir o projeto que traz uma série de problemas e incoerências com o que foi negociado com o governo.

Texto: ANDES-SN e Condsef
Foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias