Grupo realiza protestos contra torturadores SVG: calendario Publicada em 27/03/12 17h51m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 281 Visualizações

Ato em Porto Alegre reuniu cerca de 100 jovens

Alt da imagem

Com uma faixa que questionava “Quem tem medo da verdade?”, o grupo Levante Popular da Juventude realizou, nesta segunda-feira, 22, protestos em várias cidades do país, a fim de denunciar torturadores da ditadura civil-militar brasileira. Em Porto Alegre, a manifestação aconteceu em frente à residência do Coronel Carlos Alberto Ponzi, ex-chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) na capital gaúcha e um dos 13 brasileiros acusados pela Justiça italiana pelo desaparecimento do militante político Lorenzo Ismael Viñas, em Uruguaiana, em 1980. Pará, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Bahia também foram palco das manifestações.

O apoio à Comissão Nacional da Verdade, ainda não instaurada pela presidente Dilma Rousseff, foi um dos motes para as mobilizações protagonizadas pelo coletivo. “A ditadura civil-militar permanece um período obscuro na história de nosso país. No dia de hoje, jovens do Rio Grande do Sul se levantaram contra a tortura e exigiram o esclarecimento e punição dos responsáveis pelas atrocidades cometidas no período”, diz nota distribuída à imprensa pelo setor de Comunicação do Levante.

Uma nova manifestação, dessa vez no Rio de Janeiro, está sendo programada. Na próxima quinta-feira, 29, os cidadãos foram convocados a comparecer ao local onde os militares devem comemorar a “revolução” de 31 de março de 1964. A iniciativa ganhou vídeo protagonizado pelo cineasta Silvio Tendler, que convoca a população para o ato. "É inadmissível que exista gente que ainda hoje pretenda comemorar o golpe de 64. É inadmissível que se usem espaços públicos para comemorar a implantação de uma ditadura que destruiu uma geração inteira do país", diz ele.

Fontes: Carta Maior e Portal Vermelho
Foto: Carta Maior
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias