Espanha tem greve geral nesta quinta-feira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 349 Visualizações

Centrais sindicais protestam contra reforma trabalhista

Alt da imagem
Trabalhadores espanhóis devem voltar às ruas contra perda de direitos trabalhistas

As duas principais organizações sindicais da Espanha (CCOO e UGT) ratificaram nesta semana seu chamado à greve geral que acontecerá em todo país nesta quinta (29), em protesto contra a reforma trabalhista defendida pelo governo, como forma de atenuar a crise econômica internacional.

Para as organizações sindicais, as transformações empreendidas pelo Palácio da Moncloa (sede do poder central) estão inscritas em uma dinâmica suicida, pois com recessão e redução da despesa pública a economia não crescerá – e tampouco serão criados empregos. Seus dirigentes entendem que a greve desta semana será o momento de demonstrar toda a força dos trabalhadores perante o governo e a sociedade.

“Esta greve é uma oportunidade para que o governo e os empresários respeitem os direitos históricos dos trabalhadores”, afirmou o secretário de Organização da UGT, José Javier Cubillo.

“Este é o momento ideal para sairmos às ruas, em meio ao debate parlamentar, a tempo de que essas medidas sejam corrigidas”, complementou o secretário-geral da UGT, Cándido Méndez.

A paralisação deve durar as 24 horas da quinta-feira. Na última terça (27), cerca de 75% dos funcionários públicos do país cruzaram os braços, na primeira etapa dos protestos.

Dados divulgados no começo de março mostram que o desemprego na Espanha atinge 23% da população – indício claro de que a economia do país caminha para a segunda recessão em três anos. A Espanha é a recordista em desemprego na combalida Europa – cerca de 40% estão desempregados. No ano passado, esse quadro levou centenas de milhares de jovens a ocupar várias praças públicas no país. Agora, são os trabalhadores que decidem paralisar suas atividades para protestar.

Para os secretários gerais das CCOO, Ignacio Fernández Toxo, e da UGT, Cándido Méndez, a reforma do mercado de trabalho aprovada é 'imprudente' e 'regressiva'. Diante de tais medidas, os dirigentes consideram que a greve convocada é uma medida 'justa e necessária'.

Eles afirmam também que o protesto foi desencadeado pelo próprio Executivo, por causa de suas formas e por sua imprudência, ao haver aprovado a reforma sem discuti-la nem negociá-la com os sindicatos.

Texto: Portal CTB
Foto: Notícias R7.com
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias