Guerra das Malvinas já começou perdida, diz Altamira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 29/03/12 17h30m
SVG: views 337 Visualizações

Jornalista argentino abriu debate do Cultura na SEDUFSM

Alt da imagem
Jorge Altamira: Malvinas é um problema mais político do que militar

A Argentina jamais ganharia a Guerra das Malvinas, uma guerra para o qual o país não estava sequer preparado, afirmou Jorge Altamira, jornalista, escritor e militante argentino, durante a palestra na terça (27), à noite, durante a abertura da 51ª edição do Cultura na SEDUFSM, que tem como tema os 30 anos da Guerra das Malvinas. Cerca de 80 pessoas compareceram à exposição, que também foi transmitida pela internet, em tempo real. Um total de 11 pessoas se conectou ao link de transmissão no site da SEDUFSM: http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=tvovo

Conforme o analista argentino, o que queriam os militares, que comandavam o país em uma ditadura ferrenha, era que a partir da ocupação do arquipélago, o governo inglês se dispusesse a negociar. Contudo, alguns fatores não foram levados em conta pelos argentinos, entre eles, o fato de o governo britânico, à época dirigido pela “dama de ferro”, Margareth Thatcher, encontrar-se em uma crise política grave, com alto índice de desemprego e a primeira ministra com baixa popularidade. A guerra foi o pretexto para unir a população em torno de Thatcher.

A guerra não era uma questão apenas militar, mas política, disse o jornalista. Ela também não seria vencida pelos argentinos porque os Estados Unidos não deixariam, argumentou ele. Nesse ponto, os militares argentinos tiveram que recuar, pois eles corriam pelos menos dois riscos graves: 1- A Inglaterra, ameaçada de perder sua frota naval e a própria guerra, poderia usar mísseis atômicos contra cidades argentinas; 2- A possibilidade de uma intervenção norte-americana no conflito, inclusive com o uso de tropas.

Altamira, cujo nome de registro é José Saúl Wermus, é uma das importantes lideranças políticas de oposição na Argentina, sendo o principal expoente do Partido Obrero (PO). Nas últimas eleições (2011), como candidato a presidente da República, Jorge Altamira alcançou 700 mil votos, perfazendo um total de 4% dos votos. Segundo ele, boa parte da esquerda argentina acabou aderindo à candidatura de Cristina Kirchnér. Esse governo é classificado por ele como “instável” politicamente e a presidente é vista como alguém que está “combatendo o tempo inteiro”. No entanto, diz ele, isso é só aparência, mas não no conteúdo.

Partilha comercial

Em relação à posição do atual governo sobre as Malvinas, Jorge Altamira considera que, apesar do discurso belicista e em defesa da soberania, o que estaria por trás é a tentativa de negociar possíveis dividendos a partir da exploração do petróleo na região das Malvinas. Ele frisa que o próprio arquipélago não é mais uma concessão apenas inglesa e sim de toda a Comunidade Europeia. Ressaltou ainda que as Malvinas se transformaram em uma “grande plataforma petroleira” do Atlântico Sul, a apenas 500 km do continente argentino e às vésperas de receber em suas águas conglomerados financeiros de todo o mundo.

Questionado sobre sua posição pessoal de como negociar a questão, caso chegasse à Presidência da Argentina, Altamira respondeu que “não faria nada”. Para o analista, somente um governo nos moldes revolucionário, com a inversão completa da política que se faz hoje, conseguiria por em prática uma política que levasse à recuperação das ilhas. Jorge Altamira também defende a nacionalização completa da indústria petroleira de seu país.

Perguntado sobre os efeitos do conflito (que durou menos de três meses) para a Argentina, além das mais de 600 mortes, o jornalista listou a crise econômica pela qual passou o país, com a explosão da dívida externa. As oscilações econômicas e políticas na Argentina continuam até hoje, destaca ele, assinalando que a crise que se vive hoje é até mais grave do que a enfrentada em 1982, quando da eclosão da guerra. Jorge Altamira diz que a derrota precipitou o fim da ditadura militar, todavia, antes mesmo da guerra, o regime já estava colocado contra a parede. Ele cita que três dias antes do início do conflito houve uma manifestação de 50 mil trabalhadores em Buenos Aires, contra a ditadura.

O Cultura na SEDUFSM, que debate os 30 anos da Guerra das Malvinas, tem continuidade nesta quarta, às 19h, com a palestra do professor de História Contemporânea da USP, Osvaldo Coggiola, que abordará “Guerra das Malvinas e a democratização da América Latina”, mque tem como coordenador da mesa o professor do departamento de Direito da UFSM, José Luiz de Moura Filho. Na mesa de terça-feira, o coordenador foi o professor do departamento de História da UFSM, Diorge Konrad.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Renato Seerig
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias