Secretário do MEC diz que carreira é prioridade SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 221 Visualizações

Dirigente da Sesu se reuniu quarta com direção do ANDES-SN

Alt da imagem
Amaro Lins, da Sesu, questiona paridade entre ativos e inativos

O secretário do Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Amaro Lins, declarou prioritária a negociação para a reestruturação da carreira do professor federal. A fala foi feita durante reunião com diretores do ANDES-SN nesta quarta (28) para tratar do tema.

“Todos concordamos que a remuneração é ruim. Precisamos de uma carreira que atraia os jovens e que reconheça o que já foi feito pelas universidades até hoje”, avaliou Lins. O chefe da Sesu disse ainda acreditar que a negociação deva ser de longo prazo e separada da discussão de reajuste salarial.

O ANDES-SN fez um resgate do que foi tratado até o momento e apresentou ao secretário do MEC o plano de carreira defendido pela entidade. “O conceito de 13 níveis com steps de 5% remete ao PUCRCE”, observou Luiz Henrique Schuch, 1º vice-presidente do Sindicato Nacional, fazendo referência ao Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, criado em 1987.

Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN, lembrou também que o projeto de carreira defendido pela entidade preserva a autonomia universitária e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, buscando a manutenção do padrão de qualidade.

“A nossa proposta prevê a unificação das carreiras e cargos do professor federal e valoriza a dedicação exclusiva como regime de trabalho prioritário. Trabalho igual, em regime igual, tem que ter salário igual”, concluiu Marina, em relação ao tratamento diferenciado dado às carreiras do Magistério Superior e Ebtt.

Impasse sobre a paridade

Lins observou que há concordância em vários pontos, e disse que o impacto financeiro da reestruturação é um elemento que precisa ser enfrentado durante a negociação. Segundo ele, um ponto de impasse será a discussão acerca da paridade e isonomia entre ativos e aposentados presentes na proposta de transposição apresentada pelo sindicato. Os diretores do ANDES-SN foram veementes ao afirmar que não abrem mão deste ponto.

O ANDES-SN reafirmou a necessidade de uma agenda permanente com a Sesu para tratar outros temas que também são prioridade para o Sindicato Nacional como autonomia universitária, pesquisa e financiamento nas instituições, os Colégios de Aplicação e Cefets, entre outros. Lins solicitou que a entidade encaminhasse proposta de datas e temas à Sesu.

Texto e foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias