Servidores marcham em defesa da campanha salarial SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 658 Visualizações

ANDES participou de ato em Brasília junto com SPFs

Alt da imagem
Mais de 6 mil servidores protestaram em Brasília na quarta, 28

Cerca de 6 mil servidores públicos ocuparam na manhã de quarta (28) duas faixas da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para cobrar do governo o início imediato da negociação salarial. O ato mostrou a indignação da categoria e marcou o começo das mobilizações que devem ocorrer nos estados a partir de agora. “Vamos voltar para as nossas bases com disposição para reproduzir a unidade demonstrada aqui e construir uma greve forte, que enfrente o descaso do governo”, afirmou, no carro de som, a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa.

O ANDES-SN teve uma bela delegação na marcha com professores de todas as regiões do país, portando bandeiras do sindicato e vestindo camisetas com inscrições que cobram a reestruturação da carreira de professor federal já. Na avaliação de Paulo Barela, da CSP-Conlutas, a Marcha deve ser o pontapé inicial para a aglutinação das forças dos servidores, principalmente depois que o secretário Sergio Mendonça anunciou que o governo não concederá o reajuste geral de 22,08% reivindicado pela categoria.

“Esta marcha, para mim, é preparatória para a grande paralisação que faremos no dia 25 de abril”, acredita o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, Josemilton Maurício da Costa.

Indignação

Para os professores presentes na Marcha, o caminho será a intensificação da mobilização. “A organização dos trabalhadores é a única saída para enfrentarmos a política de destruição do serviço público”, argumenta Billy Graef, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Ele vê diferenças na forma como os servidores estão construindo a mobilização. “No ano passado ainda havia alguma crença no governo, agora, a decepção é geral. E nós devemos buscar na memória e na história forças para enfrentar mais essa decepção”, defende.

Mesmo antes da reunião com Sérgio Mendonça, quando ele confirmou que o governo não atenderia as reivindicações do conjunto dos professores, o professor Antônio Lisboa Leitão, da Universidade Federal de Campina Grande, já adiantava qual seria a posição do governo. “Eles não vão oferecer nada. Cabe a nós intensificarmos a mobilização a partir da segunda quinzena de abril”, defendeu.

Para o professor João Negrão, da Universidade Federal do Paraná, a heterogeneidade da Marcha, que tinha servidores de todos os cantos do país e de todas as categorias, só mostra a forma desrespeitosa com que os últimos governos têm tratado os servidores e o serviço público. “Os nossos salários estão muito defasados. Um exemplo foi o último concurso para o Senado Federal, que oferecia um vencimento de R$ 13 mil para nível médio. Professores com doutorado ganham metade desse valor nas nossas universidades. É um acinte”, protestou.

Caberá agora aos servidores a construção de uma greve forte e unificada, que faça o governo compreender a indignação da categoria. Afinal, se há dinheiro para desonerações tributárias deveria haver para mais investimentos em saúde, educação e na valorização dos servidores.

Texto e fotos: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias