ANDES convoca paralisação para o dia 19 de abril SVG: calendario Publicada em 02/04/12 18h07m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/04/12 18h10m
SVG: views 652 Visualizações

Setor das federais aponta para a construção de uma greve

Alt da imagem
Vigília: ANDES aposta na pressão para fazer governo negociar

Atividades de mobilização e paralisação deverão marcar o mês de abril nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Esta é uma das deliberações tiradas na reunião do Setor das Ifes, realizada quinta (29) e sexta (30), em Brasília, na sede do ANDES-SN.

Os 67 presentes (sendo sete diretores e 60 representantes de 36 seções sindicais das Ifes, entre eles, o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro) decidiram por realizar ações nos dias 13, 19 e 25, quando acontecem as reuniões do Grupo de Trabalho constituído no ano passado, fruto do acordo emergencial firmado entre o ANDES-SN e o governo, para tratar da reestruturação da carreira do professor federal.

Além disso, foi chamada nova rodada de assembléias gerais entre os dias 9 e 20 de abril, para preparar as ações e pautar a discussão sobre indicativo de greve nacional dos docentes das Ifes, tendo como referência a pauta de reivindicações aprovada 31º Congresso do ANDES-SN - já protocolada junto ao governo - centrando na reestruturação da carreira. Em Santa Maria, a SEDUFSM chamará uma assembleia para a próxima terça, 10 de abril, para debater a paralisação.

Na avaliação dos coordenadores do Setor das Ifes, a dureza do governo voltou a se expressar até com mais vigor na conjuntura de 2012, sendo necessário fortalecer a unidade na defesa do projeto de carreira docente apresentado ANDES-SN.

Para o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, o governo rompeu o acordo que havia feito com os docentes e, por isso, a mobilização é o instrumento necessário para mostrar a insatisfação da categoria com esse desrespeito que está sendo perpetrado. “Desde o ano passado, o sindicato senta com representantes do governo, mas até agora não temos resultados concretos. O projeto que concede reajuste de 4% não foi votado na Câmara ainda e isso é culpa do governo, que só mobiliza a sua base quando são projetos do interesse dele (governo). E, agora, quer nos enrolar, jogando a negociação da reestruturação da carreira para 2013 ou 2014. Não vamos continuar aceitando passivamente essas enganações”, ressalta o presidente.

Proposta do setor

A proposta do setor é que os professores realizem no dia 13, atividades nas universidades e dialoguem com a comunidade interna e externa, explicando a luta dos docentes. Já nos dias 19 e 25, devem ocorrer paralisações em todas as Ifes – a primeira em defesa da pauta específica dos docentes e a segunda, previamente convocada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais, em defesa da pauta unificada dos SPFs. Neste dia, as demais categorias dos servidores também deverão suspender as atividades em todo o país.
Uma nova reunião do setor foi agendada para os dias 20 e 21 de abril para avaliar a mobilização da categoria e as deliberações das assembléias de base.

Mudança no padrão

A reunião entre o ANDES-SN, Ministério do Planejamento (MP) e demais entidades do setor da educação realizada na quinta (28) foi marcada pela tentativa de inversão de padrão, por parte do governo, na forma de tratar a reestruturação da carreira do professor federal.

Causando indignação aos representantes das entidades, a equipe da Secretaria de Relações de Trabalho do MP iniciou a reunião sem ter o que dizer e não apresentou uma proposta de retomada das negociações em torno da carreira, iniciadas no ano passado e interrompidas pela incapacidade do governo em solucionar com agilidade a vacância decorrente da morte de do então chefe da SRT/MP, Duvanier Paiva.

“Esperávamos que o secretário assumisse a responsabilidade em dizer se a negociação seria retomada, uma vez que foi o governo que interrompeu o processo”, disse Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN, durante a reunião.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Foto: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias