Manual machista causa polêmica na UFPR SVG: calendario Publicada em 03/04/12 15h44m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/04/12 15h52m
SVG: views 315 Visualizações

Cartilha diz que meninas têm a ‘obrigação de dar’

Alt da imagem

O curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganhou visibilidade nacional nos últimos dias. O motivo é a elaboração de uma cartilha de oito páginas, em que são detectados, claramente, trechos que incitam à opressão e ao machismo. O material, produzido por membros do grupo estudantil auto-denominado Partido Democrático Universitário (PDU), apresenta às meninas do Direito a “obrigação de dar”, e, entre as passagens que ilustram tal ideia estão: “A garota foi com você ao quarto, prometendo mundos e fundos (principalmente fundos), mas o máximo que você conseguiu foi um beijo: Código Civil, art.233- obrigação de dar: 'A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados (...).” Em outro trecho da publicação está dito que, se a menina pedir “Vamos com calma", o aluno deve usar o artigo 252 do Código Civil, que diz: "nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou". Após os trechos, o manual conclui: “Ela vai ter que dar tudo de uma vez”.

A professora do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM, Valeska Fortes de Oliveira, considerou a confecção do manual uma brincadeira de mau gosto e diz não se surpreender que práticas como esta sejam estimuladas por siglas partidárias duvidosas no sentido ético e político. “O conteúdo do manual não é somente machista, mas conservador e desrespeitoso com tudo o que já conseguimos avançar na luta organizada por outras mulheres que nos antecederam”, ressalta a educadora.

A cartilha gerou reações na comunidade universitária do Paraná e o Partido Acadêmico Renovador (PAR), que atualmente comanda o centro acadêmico do Direito, publicou nota de repúdio na internet ao manual do PDU. O texto afirma que o material possui trechos em que reforça e legitima as opressões e as violências reais que mulheres sofrem todos os dias.

Grupos feministas e de esquerda da UFPR acusam a cartilha de incitar o estupro. Os responsáveis pela publicação do “manual de sobrevivência do calouro”, por sua vez, defenderam-se dizendo que "o Manual de Sobrevivência do Calouro é, de cabo a rabo, uma piada, que tem o objetivo de mostrar aos calouros que a política acadêmica não é feita apenas de picuinhas e deslealdades".

Valeska pondera que esse manual deverá ser encarado como uma prova de que os estudantes necessitam de outros conteúdos de formação, não só “a profissional que dá competências ao estudante de citar o código e a constituição federal a seu bel prazer, mas ainda, de aprender que o respeito pelas pessoas é o valor maior e que nossas universidades não têm colocado em pauta nas salas de aula”.

Texto: Bruna Homrich com informações do G1
Foto: www.escrevalolaescreva.blogspot.com
Edição: Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias