MEC recebe Fasubra para tratar da elevação do piso SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/04/12 16h57m
SVG: views 256 Visualizações

Mercadante considera justo, mas destaca o custo elevado

Alt da imagem
Servidores vinculados à Fasubra querem repactuar acordo de 2007

Em atendimento à solicitação da Fasubra Sindical, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu nesta quarta (04), a Direção Nacional da entidade para tratar da elevação do piso salarial da categoria, demanda que remonta ao Acordo de 2007. O ministro disse à Fasubra que tem consciência de que é preciso incrementar o piso e que a reivindicação é justa, mas salientou que para elevar o valor para três salários mínimos, como consta na pauta de reivindicações específica da categoria, seria necessário um investimento de 22 bilhões de reais por parte do governo federal.

Contudo, segundo a Federação, Aloisio Mercadante se comprometeu a tratar “desse assunto por dentro do governo”. Ele lembrou aos coordenadores da Federação a luta travada pelos professores da educação básica para que fosse estabelecido o piso salarial de R$ 1.451,00.

Por sua vez, a Fasubra ressaltou que o Acordo de 2007 precisa ser repactuado e que o prazo não pode ser longo, pois há uma grande insatisfação da categoria, e por isso, seria necessário que o Governo apresentasse uma posição sobre o assunto antes de 31 de Julho. “Achamos que esse prazo pode ser reduzido para abril, mês em que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é enviado ao Poder Legislativo pelo Governo”, afirmaram em uníssono os diretores presentes à reunião.

Diante do alerta, o ministro telefonou para o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, com o intuito de saber qual a disponibilidade financeira do governo para atender à reivindicação da Fasubra.

Conforme a Federação, toda a reunião foi acompanhada pelo secretário de Ensino Superior do MEC, Amaro Lins, e pelo secretário-executivo daquele ministério, Jose Henrique Paim Fernandes.

Fonte e foto: Fasubra Sindical
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias