‘Ocuppy Wall Street’ convoca greve para 1º de maio SVG: calendario Publicada em 10/04/12 18h06m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 211 Visualizações

Entre outras coisas, ativistas querem dia livre de consumismo

Alt da imagem

‘Um dia sem 99%’ é o que os participantes do movimento Ocuppy Wall Street (OWS) estão tentando preparar para o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. O boicote à escola, ao trabalho, às operações bancárias e às práticas de consumo constitui a ideia principal do dia, juntamente com a tomada das ruas.

Os ativistas convocam a população de todas as regiões dos Estados Unidos a aderirem à greve geral, mas, especificamente, em Nova York, é esperada uma coalização de sindicatos e grupos de trabalhadores. Como forma de preparação para o dia 1º, estão ocorrendo “marchas de treinamento de primavera”, da Praça da Liberdade até Wall Street. A divulgação tem sido feita através do site do movimento.

O chamado ‘movimento dos indignados’ teve início em 17 de setembro de 2011, sendo composto, sobretudo, por desempregados e cidadãos de classe media baixa, tendo conquistado aderência, num segundo momento, de amplos setores, como negros, latinos, mulheres e universitários.

1º de maio nos EUA

Curiosamente, o dia 1º de maio não é comemorado nos EUA. Em seu lugar, celebra-se o Labor Day, na primeira segunda-feira de setembro. Essa data foi convocada pela primeira vez em 1882 pela Nobre Ordem dos Cavaleiros do Trabalho.

Tal constatação é paradoxal, uma vez que foi justamente na cidade estadunidense de Chicago onde se originou a celebração mundial do 1º de maio, quando, nessa data, no ano de 1986, trabalhadores em Nova York, Chicago e outras cidades dos EUA iniciaram greves para reivindicar melhoras nas condições de trabalho. Houve repressão da polícia e alguns grevistas foram mortos e muitos outros feridos.

Fonte: Portal Vermelho/Prensa Latina
Foto: www.quadradodosloucos.com.br
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Rafael Balbueno (SEDUFSM)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias