Cultura indígena será levada a núcleo infantil da UFSM SVG: calendario Publicada em 16/04/12 12h22m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/04/12 13h42m
SVG: views 423 Visualizações

Contato entre as duas etnias será lúdico e cultural

Alt da imagem

No Dia Nacional da Literatura Infantil, 18, quarta-feira, crianças de duas etnias terão um encontro de caráter lúdico e cultural. Os pequenos kaingang, acampados no terreno próximo à rodoviária, irão até o núcleo de educação infantil Ipê Amarelo, no campus da UFSM, para assistir a uma peça de teatro que narrará histórias da vivência indígena. Na tarde do último domingo,15, Jader Guterres, ator do teatro Saca Rolhas, e membros da equipe da SEDUFSM foram até o acampamento a fim de ouvir as histórias para a confecção da peça, de maneira a torná-la próxima e familiar aos kaingang.

A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM vê a atividade como importante para romper com o preconceito, tão fortemente construído na infância. Para muitas dessas crianças, será o primeiro contato com uma etnia diferente da sua e o fato do encontro dar-se em ambiente escolar é, também, bastante relevante, visto que ali são tecidos o conhecimento e as concepções de mundo. A carência de escolas que contemplem diversidades étnicas em suas disciplinas e educadores dificulta a interação, mas, além disso, escolas propriamente indígenas ainda não existem.

A escola kaingang, entretanto, está na iminência de construção, segundo o cacique Natanael Claudino. Ele será nomeado pela 8ª CRE para ser professor bilíngue na escola itinerante que deve ser sediada no próximo mês, no acampamento. Natanael estudou na Reserva do Guarita, possuindo o ensino fundamental completo e iniciando, atualmente, o ensino médio na Educação para Jovens e Adultos (EJA). O cacique receberá um salário por seu trabalho na escola e já pensa em procurar o Cpers, pois foi contratado pela rede estadual, para juntar-se à categoria e potencializar as reivindicações da futura escola kaingang. Quanto aos materiais escolares, serão custeados pelo governo estadual.

Dia de luto

Um dia após a atividade com as crianças indígenas na creche Ipê amarelo, é comemorado o Dia do Índio. Natanael, no entanto, diz que para eles o dia 19 pinta-se de negro, ao invés de justificar celebrações, como é anunciado pelos brancos. “Em função das dificuldades que enfrentamos, esse dia é para sentarmos e refletirmos no que avançamos e no que não (avançamos)”, diz o cacique. Nos municípios de Tenente Portela, Iraí, Redentora e Miraguaí é decretado feriado municipal, devido a Reserva do Guarita a eles pertencente.

Texto e foto: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM



 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias